AUTÁRQUICAS 2025 União de Freguesias de Gondomar (S.Cosme), Valbom e Jovim

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

PS

As eleições autárquicas realizam-se no dia 12 de Outubro. A União de Freguesias de S.Cosme (Gondomar), Valbom e Jovim é que tem mais candidatos à sua presidência, são nove os que concorrem. Estivemos à conversa com os candidatos, que responderam às seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3: Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.

O que ficou por fazer?

O balanço destes quatro anos é positivo, mas nem sempre tudo corre bem. Na minha ótica a questão da Rua Joaquim Manuel da Costa, em Valbom, é o ponto negativo, não tivemos a capacidade de perceber os incómodos que essa alteração ia criar. Bem como a sua construção que foi concretizada com algumas deficiências que obrigou duas vezes a intervenções, o que originou ainda mais constrangimentos com o fecho da circulação rodoviária. Acho que darmos, na Rua Joaquim Manuel da Costa, mais espaço para os peões é a solução correta. Temos de ter a cidade para os peões andarem com segurança e qualidade. A Rua com dois sentidos de trânsito é impossível dar qualidade e segurança, respetivamente. Defendo apenas um único sentido. 

Em Jovim, continuamos com a falta de passeios, há algumas travessas que não têm passeios, é um problema que continua e vamos tentar amenizar. Em S. Cosme, temos feito um esforço para melhorar os jardins, apesar de alguns deles transmitirem a imagem de pouco cuidado, e não temos a capacidade de agir tão rapidamente quanto gostaríamos.  

Que soluções apresenta?

A solução vai passar por aumentarmos e melhorarmos as perpendiculares para haver alternativa ao trânsito. Está prevista uma urbanização, se tudo correr bem, no início de 2026 começará a ser implementada. Irá abrir uma via da continuação da Rua da Escola Dramática até à Luís de Camões, que vai mitigar muito os problemas. Iremos, também, noutros locais, melhorar as transversais. 

Vamos continuar a apostar na concretização de mais passeios. Em S.Cosme estamos a terminar 500 metros de passeios na zona de Chamuscada. Tentaremos reforçar os efetivos para os jardins, porque demos mais enfoque nas limpezas das ruas. Os apoios sociais, em Jovim, são escassos, temos tido algumas conversas com as algumas paróquias e com o Centro Paroquial de Foz de Sousa para avançarmos nos próximos meses com uma Associação que fará um protocolo para termos um centro de convívio que avançará para um centro de dia, e, posteriormente terá apoio domiciliário porque é, efetivamente, uma carência. Precisamos de reforçar estes apoios.
Melhoramos imenso a nível cultural, o que não tinha no passado, temos excelentes coletividades que levam o nome de Gondomar muito longe. Nós iremos continuar a apoiá-los sempre. 

Com que partido(s) faria coligação?

Gostava de ter uma maioria que me deixasse governar. Uma coisa eu posso garantir é que não farei acordo com o CHEGA, não estou disponível.

Que mensagem quer deixar?

Acreditem em nós,  nossa candidatura, porque daremos a certeza de que continuaremos a prestigiar Gondomar em muitas vertentes. 

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025