PAN
A União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova tem sete concorrentes à sua presidência. Estivemos à conversa com os candidatos, que responderam às seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3:Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.
1 - Tenho 37 anos e sempre vivi em São Pedro da Cova. Sou porta-voz do PAN Gondomar e membro da distrital do PAN Porto. Sou conhecido principalmente pelo meu trabalho na causa animal, onde ao longo de mais de 10 anos ajudei centenas de animais. Mas tal como adoro animais, também adoro as pessoas e a natureza. Sou um eterno sonhador e eterno esperançoso, esperando sempre o melhor dos outros e para os outros. Olho para um local e imagino o que pode ser, olho para uma pessoa e imagino o que pode ter e fazer.
2 – Temos primeiro de perceber quais as principais necessidades de cada freguesia. Há obviamente necessidades transversais como é o caso da habitação e da mobilidade. Um dos pontos negativos é também a baixa atratividade na fixação da população, com pouco emprego na zona e baixa qualidade de vida. A gestão dos espaços públicos também tem falhado, mas é um problema mais complexo do que apenas cortar ervas e ter mais varredores ou funcionários na junta. Achámos também que falta proximidade com as populações, o executivo deve ter contato não só com as associações, mas também com os cidadãos diretamente. Parece que há sempre uma “barreira” entre os executivos e as populações. As freguesias têm espaços esquecidos e a precisarem de ser rejuvenescidos como é o caso do Complexo Mineiro em São Pedro da Cova, que merece uma renovação. Continuamos também muito atrasados na proteção animal e ambiental.
3 - É necessário reforçar o investimento em habitação social e acessível. Reforçar também os transportes, criando uma ligação mais dinâmica entre locais importantes para a população como por exemplo os centros de saúde e outros edifícios de utilidade pública. Pretendemos também criar um Gabinete de Apoio à Vítima e um Gabinete de Apoio à Proteção Animal e Ambiental, reforçando a proximidade com os cidadãos das freguesias e a resposta às necessidades que tenham, objetivo que deve ser complementado com mais apoios e contato com os movimentos associativos. Não posso deixar de dar nota que pretendemos reerguer a Associação Desportiva de São Pedro da Cova. O PAN pretende também rejuvenescer as freguesias, criando mais espaços verdes e zonas de lazer, rejuvenescendo também espaços já existentes. Dinamizar as zonas industriais das freguesias, trazendo empresas e criando oportunidades de trabalho para os locais. Ainda na parte ambiental e animal, queremos criar a figura local do Protetor dos Animais e do Ambiente, criar abrigos para os animais de rua, promover a criação de parques caninos e parques de matilhas, entre outras.
4 – Apesar de ainda não ter sido discutida essa possibilidade entre o grupo do PAN Fânzeres e São Pedro da Cova, pessoalmente não pretendo coligações com qualquer partido. Que forme executivo o partido que tiver mais votos, que espero que seja o PAN, e a partir daí o executivo que se sente com os outros partidos e que discuta as opções e propostas que podem beneficiar as populações de Fânzeres e São Pedro da Cova, como deve ser em democracia.
5 - É um grande orgulho para mim poder defender e lutar pelos cidadãos da minha terra e do meu concelho, promovendo a melhoria contínua da qualidade de vida da população e colocando a mesma em primeiro! Não haverá candidato mais sério, responsável e comprometido com as Pessoas, Animais e Natureza desta União de Freguesias! Estas eleições são muito importantes para o presente e futuro das nossas freguesias e o meu objetivo primário é melhorar a vida de todos! Dia 12 de Outubro conto com vocês, podem contar comigo!