CDU
A esta Junta são cinco os partidos que concorrem para a presidência, com projetos de melhoria e valorização da União de Freguesias. Estivemos à conversa com os candidatos, que responderam às seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3:Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.
1.Sou médico, vivo no concelho de Gondomar e procuro ter uma participação cívica ativa. Sou da Direção do Sindicato dos Médicos. Tenho pelo alto concelho e, em particular com freguesias de Melres e Medas, uma forte ligação.
2.É uma freguesia com grandes potencialidades, mas com problemas estruturais. Desde logo o facto de continuarmos a ter a nossa praia desclassificada para banhos, o facto de não se conseguir resolver o problema da continuada eucaliptização da nossa floresta, a ausência de políticas de fixação da população e as freguesias que continuam agregadas.
3. É preciso uma Junta de Freguesia que defensa a desagregação das freguesias tal como está a acontecer em muitos concelhos, uma Junta que defesa uma zona industrial no nó da autoestrada A43 e A41, que defenda o fim das portagens, que exija medidas de fiscalização dos focos de contaminação das águas do Douro e que pugne por uma outra política florestal.
4. O meu Partido, o PCP, já vai coligado com os Verdes, na coligação que é a CDU e onde também há independentes.
5. Melres e Medas são um território muito valioso, com muitas potencialidades e essas potencialidades não podem ser um problema, antes têm de ser a solução para o desenvolvimento deste território.