AUTÁRQUICAS 2025 Junta de Freguesia de Baguim do Monte

ENTREVISTA CANDIDATO À JUNTA DE FREGUESIA DE BAGUIM DO MONTE: MOISÉS TEIXEIRA

PSD/IL

São sete os candidatos que concorrem à Junta de Baguim do Monte. Estivemos à conversa com os candidatos, que responderam às seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3: Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.

1.Vivo em Baguim do Monte há mais de 30 anos, e é aqui que tenho as minhas raízes, a minha história e o meu coração. Venho de uma família humilde, mas muito unida, de vendedores de castanhas. Foi ao lado deles que aprendi, desde cedo, o verdadeiro valor do trabalho, da honestidade e da dedicação. Comecei por ajudar no negócio da família, e mais tarde segui caminho na área comercial, trabalhando com equipamentos industriais. Ao longo de todos estes anos, nunca perdi a garra, a energia e a vontade de fazer mais e melhor. Sempre tive uma forte ligação ao associativismo e às causas sociais. Fui um dos sócios fundadores da VivAnimal e da ADIRT, e também participei ativamente na Juventude Rebelde – Movimento de Ação Católica. Cada projeto, cada causa, cada passo, foram moldando a minha forma de ver o mundo e fortaleceram o meu compromisso com a comunidade. Hoje, com toda a experiência e capacidades que fui construindo, sinto que chegou o momento de abraçar a maior de todas as causas sociais: a política. Chegou a hora de despertar Baguim do Monte e de lutar por uma freguesia mais viva, mais justa e mais próxima das pessoas. É por isso que quero ser Presidente da Junta de Freguesia — para retribuir a esta terra tudo o que ela me deu e para construir, com todos, um futuro melhor.

2. Baguim do Monte precisa de mais atenção em três áreas essenciais para os próximos quatro anos: a qualidade das nossas ruas, a rede de transportes públicos e a mobilidade, e a limpeza dos espaços públicos e recolha do lixo. Estes três pilares são o coração da nossa candidatura, porque acreditamos que os baguinenes merecem ter a sua voz ouvida e os seus problemas finalmente resolvidos.

3. Apresentamos soluções para reformular a rede viária, através da requalificação das estradas e da eventual alteração de sentidos de trânsito, garantindo maior fluidez e menos congestionamento. Queremos também corrigir problemas relacionados com lombas e estacionamento, alcançando um equilíbrio entre todas as hierarquias viárias, sem nunca esquecer a segurança do tráfego pedonal.

Além disso, propomos tornar mais eficiente a recolha do lixo e criar um sistema de mobilidade que facilite o acesso dos baguinenes com maiores dificuldades aos serviços públicos e essenciais, de forma mais cómoda e digna. Em breve, todos poderão consultar o nosso programa completo nas redes sociais e conhecer, ao detalhe, como pretendemos Despertar Baguim do Monte. 

4. A nossa coligação é, e sempre será, com os baguinenes. Eles estão no centro de tudo o que fazemos. É por eles e para eles que estamos aqui: para recuperar um valor que, infelizmente, se tem perdido na política — servir os outros, e não servir-se deles.

Estamos sempre disponíveis para ouvir, acolher e agir. Queremos conhecer os problemas, ouvir as propostas e construir juntos as soluções. Porque acreditamos que a junta de freguesia deve estar ao serviço do nosso maior parceiro: os baguinenes.

5. É agora o momento. Baguim precisa de modernizar-se, avançar e crescer. Precisa de mais qualidade de vida, limpeza, desenvolvimento económico e transparência. No fundo, Baguim do Monte precisa de nós. Precisa de despertar.

Com trabalho, humildade, transparência e um foco total nas pessoas da nossa terra, sei que vamos conseguir. Juntos, vamos Despertar Baguim do Monte.

 

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025