Junta de Freguesia de Rio Tinto AUTÁRQUICAS 2025

ENTREVISTA CANDIDATA À JUNTA DE FREGUESIA DE RIO TINTO: CONCEIÇÃO SERENO

BLOCO DE ESQUERDA

A Junta de Freguesia de Rio Tinto tem sete candidatos à Junta. Eram para ser oito candidatos, mas a lista do CDS-PP foi rejeitada pelo tribunal. Conforme anteriormente estivemos à conversa com os candidatos, que responderam às seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3: Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.

1.Sou Técnica Superior no Instituto da Segurança Social desde 1989. Durante cerca de 27 anos trabalhei diretamente na área da ação social, com especial destaque para a intervenção com jovens. Atualmente, trabalho na área de atendimento ao cidadão num serviço muito próximo da Freguesia de Rio Tinto, num contacto permanente com variados públicos e realidades sócio económicas.

2.Um grande desafio é encontrar o caminho para uma freguesia sem assimetrias sociais. Considerando que há inúmeras artérias/espaço urbano e zonas da freguesia que precisam de intervenção, se nada fizermos corremos os riscos de termos duas realidades paralelas onde os mais pobres vivem em casas degradadas, sem condições de habitabilidade dignas, em espaços exíguos, frios e húmidos que contrastam com as praças e ruas cuidadas e com mobiliário urbano bonito. Um outro grande desafio é sem dúvida que para cada família tem que haver uma casa, o órgão autárquico a que nos candidatamos não se pode conformar com menos. 

3.Para responder a esta questão sugiro leitura cuidada do programa da candidatura que será apesentado, a informação será compilada e pormenorizadamente detalhada. Ainda assim é possível apresentar uma breve síntese dos assuntos mais permanentes:

-Quanto à falta de habitação, lanço aqui o mote, que sem dúvida é um enorme desafio para a próxima Assembleia de Freguesia de Rio Tinto. Temos que proteger as famílias que escolheram viver nesta freguesia e trabalhar sem descanso para que cada família tenha uma casa e cada bebé tenha uma creche para ser cuidado na ausência dos pais. Só assim, podermos dizer que somos uma Freguesia amiga da natalidade e com os olhos postos no futuro. No nos 70 e 80, num processo migratório sem precedentes, as autarquias criaram habitação pública e fomentaram, apoiando diretamente as cooperativas de habitação, em Rio Tinto existe esse exemplo.

-Ao nível do ambiente e espaço público, o/a Presidente da Junta pode e deve, junto da Câmara, ser interventivo/a na apresentação de propostas designadamente nos em locais ainda não intervencionadas. Um espaço publico degradado, desmotiva os utilizadores e desmobiliza a preocupação de cuidar, geralmente à degradação, soma-se a falta de higiene, comprometendo o bem-estar individual e coletivo. 

-Finalmente a mobilidade, usar o carro não pode ser uma fatalidade. As várias operadoras de transportes públicos que servem Rio Tinto têm que responder a esta necessidade de forma cabal, desde logo aumentar a frequência de passagem dos veículos.

4.Entendo o/a cabeça de lista do partido mais votado, o/a Presidente da Junta de Freguesia, deve procurar integrar contributos e com essa atitude alcançar as maiorias necessárias para viabilizar medidas que melhorem a qualidade de vida dos/as residentes. O Bloco de Esquerda apresenta-se a esta eleição com um programa e um património de trabalho autárquico neste Concelho que nunca poderão ser desvirtuados.

5.A próxima Assembleia de Freguesia Rio Tinto será o espelho da vontade dos rio-tintenses. No dia 12 de outubro não fiquem em casa, vão votar! O voto no BE tem a garantia de que respeitamos o nosso compromisso: FAZER MAIS E MELHOR POR RIO TINTO. O BE prestará contas aos rio-tintenses por cada decisão que assumir no âmbito da representação neste órgão autárquico.

Últimas Notícias

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: PAULO DINIS

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: LEONARDO SOARES

16/09/2025