Gondomar vai voltar a receber o Encontro Internacional de Marionetas, “Ei!Marionetas” de 30 de Junho a 12 de Julho. Estes espetáculos vão estar presentes no centro do concelho em locais como a biblioteca municipal, o auditório, os jardins, no Parque Urbano de Gondomar e Rio Tinto, mas também no Alto do Concelho como em Jancido e Melres.
Este ano vão estar representadas companhias da Bélgica, Bulgária, França e Espanha, como nos anos anteriores haverá uma série de oficinas e conferências.
“É algo que os gondomarenses valorizam e antes disso é preciso dizer que esta iniciativa é apoiada pela DG Artes, já extravasa o âmbito Municipal. Não são muitas as companhias que recebem este apoio que é também um selo de qualidade que o Encontro de Marionetas tem”, explica o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, Luís Filipe Araújo, e acrescenta que “muitas das oficinas de artistas estrangeiros esgotam no imediato, locais que têm margem para 30 a 40 pessoas”.
O comércio local, o ano passado, também esteve inserido neste evento através das montras e comerciantes com marionetas da companhia. “Este ano vamos tê-los novamente inserindo outra iniciativa que funciona lindamente, em que comerciantes presentes nos dias do evento vão ter marionetas ganhando visibilidade nas suas montras”, reforça o vereador.
Estes espetáculos primam pela qualidade, o crescimento tem sido sólido e continuo apesar de ainda não terem atingido o patamar que pretendem. “A nível mediático esta iniciativa já tem a visibilidade pretendida porque é sempre mencionado, mas precisamos de dar o salto e acho que para o ano quando fizermos 10 anos vamos conseguir dá-lo, acredito que sim”, finaliza Luís Filipe Araújo.