Concelho de Gondomar Cultura Informação Melres e Medas Sociedade

Documentário sobre Tapada do Outeiro estreia a 13 de abril

[caption id="attachment_11447" align="alignleft" width="300"]Tapada do Outeiro - março 2018 A central da Tapada do Outeiro é revista no documentário / Foto: Direitos Reservados[/caption]

O filme "Tapada do Outeiro - um património, uma memória" tem estreia marcada para o dia 13 de abril, pelas 21h30, na Casa de Cultura de Broalhos.

A Central Termoelétrica da Tapada do Outeiro foi alvo de uma produção documental do realizador Sérgio Torres. As instalações da Central Termoelétrica marcam a paisagem fluvial das Medas, mas estão desativadas desde 2004, tendo laborado de 1959 até esse ano. O empreendimento teve grande relevância para o país, papel que será agora retratado no documentário "Tapada do Outeiro - um património, uma memória".

O filme terá a sua primeira exibição na Casa de Cultura de Broalhos e promete, de acordo com o realizador, "dar a conhecer algumas das histórias das pessoas que construíram esta central, que nela trabalharam e que impacto esta teve nas suas vidas".

"A minha principal motivação para a realização deste documentário foi, acima de tudo, a preservação dos testemunhos que tive a oportunidade de recolher. Estas entrevistas foram feitas a antigos colaboradores, pessoas que assistiram a todo o ciclo de vida da central e, inclusivamente, ao arquiteto José Carlos Loureiro, recentemente premiado pela Câmara Municipal de Gondomar pela sua distinta carreira", afirma Sérgio Torres.

O documentário conta com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar, da União das Freguesias de Melres e Medas, do Clube de Pessoal CTO e da SC Dez de Junho.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025