Concelho de Gondomar Destaque Informação Sociedade

Dia 5 de abril, o que é que desconfinou?

Entrou hoje em vigor a segunda fase de desconfinamento no país. Apesar das regras básicas de prevenção contra o Covid-19, agora com as novas regras implementadas, é possível usufruirmos de mais espaços públicos.

É nessa linha que a partir de hoje, é possível utilizar as esplanadas com o limite de quatro pessoas por mesa. Em simultâneo, as lojas até 200 m2 podem abrir com porta para a rua.

Em Gondomar, a Autarquia tomou a decisão de reabrir as feiras e os mercados não alimentares. Em simultâneo, os museus, os monumentos, as galerias de arte e similares encontram-se abertos ao público. 

Os equipamentos sociais na área da deficiência também já estão disponíveis. Em simultâneo, hoje também foi o dia dos alunos dos 2º e 3º ciclos (ATLs para as mesmas idades) voltarem às aulas. Os Centros de Dia também voltaram a funcionar.

Quanto às modalidades, agora é possível realizar desporto que são considerados de baixo risco, bem como praticar atividades físicas ao ar livre com máximo de quatro pessoas. Para complementar estas decisões, agora também é possível ir ao ginásio, sendo que continua impedido a pratica de aulas de grupo.

Apesar de entrarmos na segunda fase do plano de desconfinamento, o governo central apela a continuação do cumprimento das regras de saúde públicas já instauradas. 

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025