Informação Política

Deputados do PS Porto questionam Governo sobre alteração da referenciação hospitalar de Gondomar

[caption id="attachment_1849" align="alignleft" width="300"]Faculdade Medicina Referenciação hospitalar da população de Gondomar passou do Hospital de São João para o de Santo António[/caption]

O PS realçou ainda que a vontade dos doentes e familiares, tratados anteriormente na unidade hospitalar de São João, foi posta em causa de forma “abrupta e imperativa”.

Fernando Jesus e Luísa Salgueiro eleitos pelo PS Porto questionaram, no dia 12 de março, o Governo sobre a alteração da referenciação hospitalar da população de Gondomar do Hospital de São João para o de Santo António, no Porto. Os dois políticos afirmam que “a vontade dos doentes e familiares, tratados anteriormente na unidade hospitalar de São João, foi posta em causa de forma abrupta e imperativa” e consideram que esta alteração provocou “fortes” constrangimentos à população. A Administração Regional do Norte (ARS Norte) deliberou, em 2009, que o encaminhamento dos doentes pertencentes ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Gondomar passaria a fazer-se para o Hospital de Santo António, terminando a referenciação para o Hospital de São João. A título de exemplo, referem que a zona da Areosa, em Rio Tinto, com mais de 50000 habitantes, está a 700 metros do Hospital de São João e a sete quilómetros do Santo António. Consideram, por isso, que é gasto o triplo do tempo, consumo de combustível e custos de deslocações. Por esse motivo, os parlamentares defendem que a referenciação dos doentes de Gondomar deveria ser objeto de reponderação.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025