Concelho de Gondomar Fânzeres e S. Pedro da Cova Informação Política

Cristina Nogueira apresentou livro “Vidas de Clandestinidade” em São Pedro da Cova

[caption id="attachment_8704" align="alignleft" width="300"]Livro Cristina Nogueira - dezembro 2016 Daniel Vieira e Cristina Nogueira apresentaram o livro / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

O livro “Vidas na Clandestinidade”, de Cristina Nogueira, militante do Partido Comunista Português (PCP), foi apresentado no dia 8 de dezembro, no Centro de Trabalho do PCP, em São Pedro da Cova.

Cristina Nogueira apresentou o livro “Vidas na Clandestinidade” no Centro de Trabalho do PCP, em São Pedro da Cova. A obra, que tem por base parte da investigação desenvolvida na tese de doutoramento da autora, retrata as vidas clandestinas dos militantes do partido comunista durante a ditadura do Estado Novo.

“Uma das coisas que mais me entusiasmou foi perceber como é que as pessoas se conseguiam manter clandestinas durante tanto tempo. Estar na clandestinidade era uma grande exigência que obrigava estas pessoas a adaptarem-se constantemente a novas vidas e às exigências do partido”, afirmou Cristina Nogueira.

Durante a apresentação a comunista destacou ainda a importância das casas clandestinas do partido, a comunicação codificada e a separação dos militantes dos seus filhos, cujo relato “era sempre mais difícil”.

A iniciativa foi moderada por Daniel Vieira, presidente da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, que salientou o trabalho desenvolvido pelo PCP em Portugal, “durante 40 anos de fascismo”.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025