Concelho de Gondomar Informação Rio Tinto Sociedade

Conselho Eco-Escola apresentou plano de ação para 2016

[caption id="attachment_6011" align="alignleft" width="300"]Conselho Eco-Escola 2015 O conselho debateu o plano de ação / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

O Conselho Eco-Escola do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3 reuniu-se, a 3 de dezembro, na Secundária de Rio Tinto, para a apresentação do plano de ação para o próximo ano e entrega e hasteamento das bandeiras eco-escolas.

O encontro do Conselho Eco-Escola – organização dedicada ao ambiente que une as instituições do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3 (ver caixa) – fez-se representar no auditório da Secundária de Rio Tinto para divulgar os resultados dos inquéritos realizados à comunidade escolar, no âmbito da auditoria ambiental no ano letivo 2015/2016. O evento ficou também marcado pela discussão sobre o plano de ação das escolas representadas para 2016 e pela habitual entrega e hasteamento das bandeiras Eco-escolas.

Alunos apresentaram metas para o próximo ano

Os alunos das instituições representadas foram os porta-vozes dos objetivos delineados por cada escola para o próximo ano. “A nossa escola compromete-se a implementar a política da reciclagem, reutilizar e reduzir. Na nossa escola não desperdiçamos a água e vamos implementar a agricultura biológica”, referiu Inês Moreira, da Escola Básica e Jardim de Infância do Seixo.

Já a aluna Sofia Chen, do Centro Escolar de Baguim do Monte, apontou como principais objetivos para 2016 a reutilização de matérias “através da compostagem e separação de resíduos”. “Temos também uma horta onde podemos cultivar plantas”, destacou a estudante.

“Vamos apresentar um projeto para nos tornarmos uma autarquia sustentável”

A reunião do Conselho Eco-Escola contou ainda com a presença de Nuno Fonseca, presidente da Junta de Rio Tinto, e Daniel Vieira, presidente da Junta da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova. Em discurso, o autarca riotintense congratulou a iniciativa do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto e destacou a taxa de sucesso da freguesia. “Em Rio Tinto temos 21 escolas públicas e todas têm bandeiras verdes da Eco-Escola”, disse Nuno Fonseca.

O presidente da Junta de Rio Tinto deixou ainda expressa a vontade de implementar “no início do próximo ano” um projeto para a redução dos consumos energéticos da autarquia. “Vamos apresentar um projeto para nos tornarmos uma autarquia sustentável e definir objetivos para reduzirmos o consumo dos recursos energéticos. Queremos que Rio Tinto seja um exemplo ambiental”, concluiu o autarca.

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3:

Escola Secundária de Rio Tinto Escola Básica Frei Manuel de Santa Inês Centro Escolar de Baguim do Monte Escola Básica de Vale de Ferreiros Escola Básica e Jardim de Infância do Seixo Jardim de Infância de Baguim do Monte Jardim de Infância do Baixinho Jardim de Infância do Castro Jardim de Infância de Entre Cancelas

Últimas Notícias

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: PAULO DINIS

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: LEONARDO SOARES

16/09/2025