A Confraria Gastronómica dos Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte assinalou o seu 7.º aniversário, no dia 30 de novembro, no restaurante “O Cardeal”, em Baguim.
Cerca de 60 participantes comemoraram o 7.º aniversário da Confraria Gastronómica dos Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte com um jantar no restaurante “O Cardeal”, em Baguim.
A ementa foi constituída pelo prato típico da freguesia, rojões e papas de sarrabulho à moda de Baguim do Monte, cuja receita passa a ser uniformizada e reconhecida pela confraria.
“A receita está feita. A partir de agora vamos começar a certificar os restaurantes que incluam esta iguaria nos seus menus. Também temos a ambição de organizar um Festival Gastronómico com os restaurantes do concelho que queiram servir este prato, contudo, é necessário reunir um espaço próprio com todas as condições”, afirmou Paulo Araújo, chanceler-mor da Confraria.
O dirigente salientou ainda a necessidade de transpor a sede da Confraria para a Escola de Torregim “para realizar as reuniões e guardar o património da irmandade”.
Nuno Coelho, confrade e presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, também destacou o “trabalho notável desenvolvido pela Confraria nos últimos sete anos, em prol das tradições locais da freguesia ao nível gastronómico”. O autarca acrescentou ainda a disponibilidade da Escola de Torregim para receber a irmandade.
Tomada de posse decorreu em paralelo À margem do aniversário da Confraria Gastronómica de Baguim realizou-se ainda a tomada de posse dos órgãos sociais da coletividade para o biénio 2016/2018. Paulo Araújo foi reeleito chanceler-mor e vai liderar a Confraria mais dois anos.
Confrades Manuel Valente e José Almeida recordados Antes de dar início ao evento, foram recordados os confrades Manuel Valente e José Almeida com um minuto de silêncio.