Concelho de Gondomar Cultura Informação Melres e Medas Sociedade

Concurso literário "Beira Douro" desafia jovens escritores

[caption id="attachment_16662" align="alignleft" width="300"]Concurso Literário Beira Douro - fevereiro 2019 O concurso tem prémios monetários à espera dos vencedores / Foto: Direitos Reservados[/caption]

O Concurso literário "Beira Douro" é a mais recente iniciativa da União das Freguesias de Melres e Medas, em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar e o Agrupamento de Escolas À Beira Douro. O desafio é simples: apresentar uma proposta literária original, prosa ou poesia, que surpreenda o júri.

"O nosso objetivo é incentivar os alunos a escrever mais e melhor. O concurso é aberto a todos os estudantes, desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário. Podem inscrever-se alunos que estudem ou que residam em Gondomar", afirma José Paiva, presidente da União das Freguesias de Melres e Medas.

De acordo com o autarca, a ideia surgiu na campanha eleitoral das últimas eleições autárquicas, mas só agora foi possível implementá-la. Entre os principais objetivos estão o fomento de novos hábitos de leitura nas camadas jovens, a criação de hábitos de escrita e a promoção da escrita criativa dos mais jovens.

Segundo o regulamento, os trabalhos deverão ser individuais e devem ter, no máximo, três páginas no formato A4. Os vencedores terão direito a prémios monetários que oscilam entre os 100 e os 250 euros, apenas válidos na compra de material didático.

"Estamos convencidos que vamos ter uma grande adesão. É a primeira vez que apostamos neste concurso, mas estamos confiantes. As inscrições já estão abertas e os trabalhos devem ser apresentados até 7 de março", conclui José Paiva.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025