Concelho de Gondomar Cultura Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim Informação

Concurso Internacional de Percussão tem 72 inscritos

[caption id="attachment_11282" align="alignleft" width="300"]Concurso Internacional de Percussão - fevereiro 2018 A 1ª edição do Concurso Internacional de Percussão vai realizar-se em São Cosme / Foto: Direitos Reservados[/caption]

As inscrições para o Concurso Internacional de Percussão encerraram no dia 13 de fevereiro, com um total de 72 inscritos para a 1ª edição da iniciativa. O evento tem início a 24 de março.

Vão ser apresentados 72 candidatos, divididos por quatro categorias, no 1.º Concurso Internacional de Percussão (CIP). A iniciativa organizada pela Banda Musical de Gondomar (BMG) em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar vai contar com candidatos das mais variadas regiões de norte a sul do país, bem como candidatos vindos de Espanha, França e Holanda.

"A organização ficou muito surpreendida com o número das inscrições. Desde início que apostamos na divulgação e nos contactos pessoais com escolas, professores e alunos e tínhamos uma boa perspetiva, mas nunca para estes números", revela Filipe Fernandes, mentor do projeto.

Assim, de 24 a 28 de março, as dezenas de inscritos vão passar pelo Multiusos de Gondomar e Auditório Municipal. Está também prevista uma cerimónia de abertura e concerto no fim do primeiro dia e uma cerimónia de encerramento, entrega de prémios e concerto com os laureados no último dia.

"A nossa aposta, na percussão não foi ao acaso, é uma classe em desenvolvimento e com muitos alunos a estudar e tocar muito bem. Só quem assiste a vários concursos percebe a evolução da música em Portugal e em miúdos cada vez mais jovens. O número de inscrições é claramente um sinal que este concurso se pode tornar uma referência a nível nacional e internacional", refere Filipe Fernandes.

O impulsionador do concurso mostra-se orgulhoso com a criação do evento, sem esquecer o apoio do Município de Gondomar. "O evento é uma aposta ganha. Culturalmente e musicalmente, Gondomar já é falado por todo o país e em vários países da Europa através do concurso e ainda estamos na 1ª edição", afirma.

O júri do CIP, que será responsável por um concerto no dia 25 de março, será composto por Filippo Latanzi, Nuno Aroso, Bruno Costa, Marco Fernandes e André Dias.  

Município e Banda Musical felizes com iniciativa Ao Vivacidade, Luís Filipe Araújo, vice-presidente do Município de Gondomar, vê no CIP a possibilidade do concelho continuar a "afirmar-se 'fora de portas' no panorama da música, atraindo para o concelho não apenas a presença dos mestres, bem como de grandes executantes".

O autarca reconhece ainda que a adesão à iniciativa excedeu "as melhores expectativas".

Também Daniel Fernandes, presidente da direção da BMG, admite que a iniciativa vem de encontro ao trabalho desenvolvido pela banda. "O ensino e a promoção da música em Gondomar são premissas da coletividade", refere e acrescenta que o concurso "veio confirmar e solidificar a convicção de que a instalação, no concelho, de uma escola certificada ou Conservatório de Música, seria uma aposta acertada", conclui.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025