É com o objetivo de incentivar os hábitos de leitura, de escrita criativa e de criação artística, que o Clube Ciência Viva, do Agrupamento de Escolas Santa Bárbara, em Fânzeres, está organizar o Concurso de Literatura e Artes Plásticas, que tem como lema “Vamos descobrir o jardim da Escola”. Este projeto surge pelo facto dos jovens portugueses estarem a ler cada vez menos, uma situação que, segundo os responsáveis é grave.
Para Jorge Nunes, Coordenador do Clube Ciência Viva, “Esta situação é tanto mais grave quanto sabemos que as competências da leitura e da escrita são essenciais para os indivíduos compreenderem, interpretarem e expressarem factos, opiniões, conceitos, pensamentos e sentimentos”.
O concurso alia a Ciência, a Arte e a Literatura e tem como base cinco objetivos que passamos a citar: “Melhorar a literatura ambiental e científica da comunidade educativa. Desenvolver o gosto pela leitura, pela escrita e pelas artes plásticas. Promover a criação artística (literatura e artes plásticas). Incentivar a criatividade e o sentido estético. E fomentar a articulação curricular”.
Quanto às áreas de competências a privilegiar no concurso destaca-se: a Linguagem e o texto, o desenvolvimento pessoal e autonomia, o Bem-Estar, a saúde e o ambiente, bem como a sensibilidade estética e artística. Sobre a importância do concurso o Coordenador afirma o seguinte, “Convém recordar que a leitura (a escrita e a produção artística) estimulam a curiosidade e a emoção. Além disso, envolvem múltiplas áreas e funções cerebrais muito distintas. As palavras escritas e as obras de arte surgem impregnadas de experiências emocionais, pelo que nenhum ser humano extrai de um texto literário ou de um trabalho de arte plástica o mesmo que outro”.
O concurso possui ainda duas modalidades. A literatura, onde os trabalhos podem assumir qualquer género literário (Texto narrativo - conto, fábula, etc.- poema, acróstico, carta, canção...) e deverão ser enviados em formato digital, podendo ter a extensão máxima de duas páginas A4, com cerca de 3400 caracteres, incluindo espaços. A outra modalidade é a de Artes Plásticas. Os trabalhos (desenhos, pinturas ou esculturas) poderão dar uma visão geral do jardim escolar, mostrar um recanto, um animal, uma planta, entre outras coisas.
Cada participante só poderá concorrer com um trabalho em cada modalidade, da sua autoria, individual, original e inédito, num dos seguintes escalões: 1o ciclo; 2o ciclo; e 3o ciclo.
Os prémios serão atribuídos considerando os seguintes critérios de avaliação: Originalidade e Criatividade; Qualidade Artística; e Adequação ao objetivo do concurso. Todos os participantes irão receber diplomas de participação e terão os seus trabalhos expostos e publicados num livro digital, que, posteriormente, será divulgado na comunidade educativa. Além da publicação dos trabalhos, os premiados receberão livros sobre temáticas ambientais, científicas, tecnológicas, artísticas ou de literatura infantojuvenil, bem como terão à sua disposição entradas livres em Centros de Ciência Viva e Museus.