Concelho de Gondomar Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim Informação Sociedade

Colégio Paulo VI combate abandono escolar

[caption id="attachment_11415" align="alignleft" width="300"]Colégio Paulo VI - março 2018 O Colégio Paulo VI recebeu alunos de seis países / Foto: Direitos Reservados[/caption]

De 5 a 9 de março, o Colégio Paulo VI recebeu cerca de 40 convidados (entre alunos e professores) de seis países diferentes. Todos com o mesmo propósito: combater o abandono escolar, num projeto Erasmus +.

O Colégio Paulo VI, no início do mês, foi a casa de um projeto com sete parceiros europeus. Portugal, Reino Unido, Lituânia, Espanha, Roménia, Turquia e Finlândia foram os países que participaram nesta iniciativa, a decorrer há dois anos e que terá o seu encerramento no próximo mês de maio, em Espanha.  “Julgo que em termos de projeção, quer do colégio, quer dos próprios alunos, esta é uma das melhores coisas que podemos fazer”, começou por dizer Cristina Silva, professora de inglês e responsável pelo projeto no Colégio. “Há cinco ou seis anos que já fazemos este tipo de programas, sendo que o atual é aquele em que temos mais parceiros”, realçou Cristina.

“Back to school life” é o tema central do projeto, onde se pretende trabalhar o abandono escolar. Curiosamente, em Portugal a taxa é elevada. “Dos sete parceiros, somos os segundos com a taxa mais alta. Fazemos, ao longo de dois anos, diversas atividades com o objetivo de colocar os alunos a gostar de estarem na escola”, rematou Cristina Silva. Algo que acontece no Colégio Paulo VI, nas palavras de Dulce Machado, diretora do Colégio. Que ainda foi mais longe, “até porque a partilha e o conhecimento são essenciais para tudo na vida”, afirmou. As atividades fizeram-se ouvir durante toda a semana, onde foi possível visitar a Rota da Filigrana, aprender a praticar remo e também a andar de skate. O xadrez foi igualmente motivo para juntar estes países num torneio internacional. Para terminar, os participantes assistiram a um workshop assente nos perigos da Internet, um tema pertinente e atual.

Cristina Silva: “Levamos o nosso concelho para o mundo” “Os alunos nunca mais esquecem estas experiências. O entusiasmo deles é enorme, sinto isso até mesmo nos próprios pais. O balanço é extremamente positivo e, por isso, o nosso objetivo é continuar, dado que também temos um grande apoio da direção. Com este tipo de projetos, levamos o nosso concelho para o mundo. As pessoas já vão conhecendo o Porto, ao contrário de Gondomar. Assim, nós procuramos mudar um pouco esse paradigma”, destacou Cristina Silva.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025