Concelho de Gondomar Sociedade

CINDOR ESTABELECE PARCERIA COM A TOUS SCHOOL

Lubélia Marques - Company Manager TOUS

Na visita do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, ao CINDOR, no mês passado, foi revelado que o Centro tem uma parceria com a TOUS Portugal, que permite aos jovens que estão a formar-se no bem fazer da ourivesaria e da relojoaria marcarem presença na TOUS SCHOOL. Na semana passada duas alunas foram selecionadas para realizarem formação nesta escola, que “reafirma a qualidade e o rigor da formação que o CINDOR oferece”, refere o centro.
O Vivacidade esteve à conversa com Lubélia Marques, Company Manager da Tous Portugal.

1. Inicialmente gostaríamos de perceber como é que surgiu a parceira entre a TOUS e o CINDOR e porquê a escolha deste centro. 

A TOUS SCHOOL é um projeto pioneiro e de excelência na formação profissional. Nasceu do nosso firme compromisso com as comunidades dos países e cidades onde operamos, formando jovens estudantes das melhores universidades e escolas artesanais do mundo no ofício da joalharia que tanto amamos. 

Seguindo este critério, a colaboração com o CINDOR é um grande motivo de orgulho e celebração para a TOUS, já que se trata de um centro de referência no nosso setor e é o único centro de formação profissional do nosso país em ourivesaria e relojoaria, formando mais de 5.000 alunos por ano. 

Ao nível geral do projeto, desde o seu nascimento em 2018, tivemos o privilégio de formar mais de 270 alunos que irão esculpir o futuro da nossa indústria, e já chegámos a cinco países.

2. O que é que envolve esta parceria?

Esta parceria permite-nos contribuir para o desenvolvimento e capacitação do talento da joalharia em Portugal, ajudando a fortalecer a indústria e fomentando a formação de profissionais que irão moldar o futuro do setor. 

Nestes cinco anos de vida, já demos 20.000 horas de formação prática na nossa sede em Manresa, Barcelona. O curso tem um formato híbrido, com uma componente presencial e uma componente online.

3. Os alunos no CINDOR quando se deslocam às instalações da TOUS, em Barcelona, que trabalho é que desempenham? 

É uma oportunidade única de aprendizagem onde os alunos aprendem o ofício da reparação de jóias que lhes permite aprender com os nossos mestres artesãos a arte de dar uma segunda vida às jóias e de as fazer perdurar no tempo.

4. Quais são os objetivos a curto, médio e longo prazo com o CINDOR?

A escola reflete o forte compromisso e paixão pelo artesanato e joalharia, tendo nascido focada no restauro. Esta é uma disciplina na qual somos especialistas na TOUS, pois trabalhamos para prestar um serviço pós-venda de excelência aos nossos clientes com equipas de artesãos especializadas que garantem que as nossas joias passam de geração em geração. Assim, o nosso principal objetivo é impactar o talento do futuro do setor. Mais concretamente, estamos a trabalhar para chegar a todos os países onde estamos presentes e alargar o impacto a mais alunos.

5. Fale-nos um pouco sobre a marca, TOUS. 

A TOUS é uma marca familiar que nasceu em Espanha em 1920 e que atualmente está presente em mais de 40 países, através de mais de 600 lojas. Somos uma marca madura no nosso mercado e temos mantido um crescimento muito saudável ao longo dos anos. Estamos presentes nas cidades mais importantes do país, incluindo as ilhas, e contamos atualmente com 40 lojas físicas e 1 loja online, incluindo a espetacular loja na Rua Garrett 50, em pleno coração da cidade. 

Esta loja é património nacional e de interesse público, e uma das mais belas joalharias do nosso país desde 1914 com os frescos originais de Alves Cardoso. É um verdadeiro tesouro na cidade de Lisboa.

 

 

Últimas Notícias

39ª EDIÇÃO DO FETAV COMEÇA A 6 DE ABRIL

2/04/2024

Universidade Sénior de Gondomar já é maior de idade

27/03/2024

CMOS COMEMORA PRIMEIRO ANO E BATE RECORDE NO TEMPO DE DESPACHO DE MEIOS

26/03/2024

EUROBOL TRAZ A GONDOMAR VÁRIAS EQUIPAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

26/03/2024

Walking Football um desporto que combate o isolamento

26/03/2024

RAMMWERK: TRIBUTO À BANDA RAMMSTEIN

25/03/2024

RALI DE GONDOMAR REGRESSA NO PRÓXIMO MÊS

25/03/2024

Câmara de Gondomar tomou posse do Cemitério da Triana

13/03/2024