A CDU Gondomar denunciou, no dia 15 de junho, a perda, em 2018 e 2019, de duas das três praias classificadas, mais concretamente Zebreiros (Foz do Sousa) e Melres.
Numa iniciativa que contou com a presença da deputada do PCP na Assembleia da República, Ângela Moreira, os eleitos locais da CDU visitaram o areal de Zebreiros para exigir “medidas, fiscalização e vigilância nas praias de Gondomar” no primeiro dia da época balnear.
“A falta de informação e o silenciamento por parte da Câmara tem uma dupla gravidade: i) a falta de segurança e a saúde pública das populações; ii) a cumplicidade com os responsáveis pelos focos de poluição”, acrescenta, em tom crítico, o comunicado da CDU.
“Continuaremos a exigir informação da Agência Portuguesa do Ambiente sobre o funcionamento das ETAR's e sobre a fiscalização de todas as ligações ilegais, a exigir do Ministério do Ambiente um plano para a valorização do mais importante recurso hídrico da região, a exigir mais fiscalização das autoridades que fazem a gestão e fiscalização do Douro”, conclui a nota dos comunistas.
Recorde-se que em Gondomar apenas a praia da Lomba continua a ser classificada.