Concelho de Gondomar Fânzeres e S. Pedro da Cova Informação Política

CDS quer apurar quantidade exata de resíduos perigosos existentes em S. Pedro da Cova

[caption id="attachment_6260" align="alignleft" width="300"]Resíduos Perigosos São Pedro da Cova O partido questionou o Ministério do Ambiente e a ARS-Norte / Foto: Arquivo Vivacidade[/caption]

A deputada do CDS-PP, Cecília Meireles, acompanhada pelos deputados Álvaro Castello-Branco e Pedro Mota Soares, questionaram o Ministério do Ambiente e a ARS-Norte sobre os resíduos depositados nas antigas minas de São Pedro da Cova.

Os deputados do CDS enviaram à Administração Regional de Saúde do Norte um requerimento sobre os danos para a saúde dos resíduos depositados nas antigas minas de São Pedro da Cova, acompanhado por uma pergunta feita ao Ministro do Ambiente com a intenção de saber se já foi tomada, ou está prevista, alguma medida para o apuramento da quantidade exata de resíduos ainda existentes nas escombreiras das antigas minas e a sua completa remoção.

Em comunicado, o partido centrista recorda que “tem alertado para o problema dos resíduos depositados nas antigas minas desde 2009, quando, em maio desse ano, Nuno Melo questionou pela primeira vez o Ministério do Ambiente acerca do depósito feito, a céu aberto, em S. Pedro da Cova de 320 mil toneladas de resíduos considerados altamente perigosos”.

Recorde-se que em abril de 2015 passou a ser do conhecimento público que foram identificados resíduos perigosos localizados na área de intervenção, tendo então, sido assumidos compromissos de novas avaliações à quantidade efetiva de resíduos existentes no local.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025