O campeonato nacional de Remo Indoor decorreu no Pavilhão Multiusos de Gondomar, a 25 e 26 de Janeiro. Este evento, inerido nas comemorações do centenário, foi organizado pelo Clube Naval Infante D.Henrique em colaboração com a Câmara Municipal de Gondomar e a Federação Nacional de Remo.
“Correu muito bem. Foi o primeiro evento da comemoração do nosso Centenário. Atraiu centenas de pessoas para assistir a este campeonato indoor e o número de inscrições foi o maior que já tivemos num evento semelhante. Foram 800 os atletas que fizeram questão de marcar presença neste campeonato”, afirma Arnaldo Azevedo, presidente do Clube Naval Infante D.Henrique.
O vereador do Desporto, do Município de Gondomar, José Fernando Moreira concorda com o presidente do Clube e acrescenta que: “quando fomos Cidade Europeia do desporto em 2017, realizamos um evento semelhante, mas com menos equipamento, ocupamos cerca de meio pavilhão. Este ano no Centenário do Infante reunimo-nos e com a Federação Nacional de Remo e tivemos a nave do Pavilhão Multiusos cheia de atletas. Foram 80 equipas de norte a sul do país, 800 atletas. A bancada estava cheia de espetadores e um ambiente incrível”.
Os ergômetros, além dos que tinha o clube, foram adquiridos pelo Município. “Duplicamos o número de equipamentos. Aliado isto quero só referir que: como presente do centenário, a Câmara vai levar na próxima reunião uma proposta de 100 mil euros num contrato de programas desportivos para o Clube Naval Infante D.Henrique. É um investimento que fazemos com a certeza que cada euro que investimos no infante são 5 euros poupados na saúde”, menciona o vereador.
O feedback do campeonato nacional foi positivo e marca o início das comemorações do centenário do clube. “Apesar de o aniversário só ser no dia 4 de Julho estamos a promover atividades relacionadas com o que é praticado no nosso clube e por isso alem deste campeonato de remo indoor teremos: a 1 e 2 de março o campeonato nacional de fundo que se vai realizar em Melres, a regata do 25 de abril, que já é tradicional que se realiza no mesmo dia, a regata internacional de Gondomar a 15 e 16 de Maio e a Eurobic masters, que é individual, a 25 e 26 de outubro, e é internacional”, refere o presidente do clube.
“O nosso objetivo é ter um Município vivo com o desporto, por isso fazemos questão de apoiar as coletividades que fazem parte do nosso concelho, e o Clube Naval Infante D.Henrique é um exemplo de clubes centenários que temos. O desporto traz saúde, vida e felicidade. As expectativas em inúmeros eventos de desporto têm sido superadas e neste voltou a acontecer o mesmo. Não posso deixar de realçar a presença do Secretário de Estado do desporto, Pedro Dias, que fez questão de estar presente neste Campeonato Nacional de Remo Indoor, a quem agradecemos muito. E que o desporto continue a ser o ponto de encontro de todos e de cada um”, remata o vereador.
O Clube é um dos maiores clubes a nível nacional. Já foram 13 vezes campeões nacionais.
João Castro, atleta do Clube Naval Infante D.Henrique
“Fiquei em oitavo lugar era o que estava à espera, estou à espera para entrar na seleção nacional. Já tinha feito um teste no clube em treinos que já me deu uma visão do que teria de fazer aqui. Estou com esperança de ir ao nacional de fundo e às regatas para competir e ganhar. Esta regata de Remo Indoor não é uma que gosto muito de fazer, apesar de estar no remo há 10 anos, acho que ninguém gosta de se sentar numa máquina que serve para nos fazer sofrer literalmente (risos)”