Informação Política

Câmara rejeita competências nas vias de comunicação e habitação

[caption id="attachment_16758" align="alignleft" width="300"]Competências Gondomar - fevereiro 2019 A Câmara de Gondomar pronunciou-se sobre as delegações de competências / Foto: Arquivo Vivacidade[/caption]

O Município de Gondomar aprovou, a 22 de janeiro, em reunião de executivo, a rejeição parcial do quadro de transferência de competências para as autarquias locais proposto pelo Governo. A proposta aprovada, que teve o voto contrário dos vereadores da CDU e do PSD, visa a renúncia ao exercício e transferência de competências no domínio das vias de comunicação e também da habitação.

"A opção pela rejeição destas transferências, prevista na Lei n.º 50/2018, é fundamentada pela incapacidade do Município em assumir os encargos de manutenção e beneficiação das três vias nacionais que se encontram nos limites do concelho, bem como pela incapacidade de aceitar os encargos com a gestão dos programas no domínio da habitação, fruto da limitação e impossibilidade atual de contratação de mais recursos humanos; e ainda pela rejeição dos encargos com a manutenção do parque habitacional da administração direta e indireta do Estado", pode ler-se no site da Câmara de Gondomar.

Na mesma reunião de Câmara Municipal, os vereadores aprovaram ainda o envio para apreciação da Assembleia Municipal da proposta de transferência de competências do Estado para a Área Metropolitana do Porto.

Nesta reunião foi também aprovado, mas por unanimidade, o Plano de Gestão do Departamento de Proteção Civil, Segurança e Fiscalização, documento fundamental para a atividade das forças municipais de proteção civil, segurança e fiscalização.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025