Concelho de Gondomar Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim Informação Sociedade

Câmara de Gondomar inaugurou Balcão Único na Praça do Cidadão

[caption id="attachment_9609" align="alignleft" width="300"]Balcão Único do Cidadão - abril 2017 O Balcão Único do Cidadão foi inaugurado pelo executivo da Câmara de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

O Balcão Único do Cidadão e a Praça do Cidadão foram inauguradas, no dia 10 de abril, frente à Escola Secundária, em Gondomar (São Cosme). O espaço concentra todos os serviços da Câmara Municipal de Gondomar.

“Queremos que este equipamento sirva para criar uma revolução em prol dos gondomarenses e uma revolução em São Cosme, que é o centro do concelho”, disse Marco Martins, presidente do Município de Gondomar, após uma dupla inauguração do Balcão Único (BU) na Praça do Cidadão.

O espaço situado em São Cosme, frente à Escola Secundária, concentra agora todos os serviços da autarquia que, até então, estavam dispersos por vários locais.

“Esta Praça será de todos os gondomarenses que queiram usufruir de um serviço de qualidade e de vanguarda. Corresponde a um investimento de 1,5 milhões de euros e é dedicado aos funcionários da Câmara de Gondomar”, salientou Marco Martins, em discurso.

O investimento corresponde à melhoria do acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação e contou com apoio financeiro do programa Norte 2020 da União Europeia, no valor de 418.757 euros.

O BU dispõe de nove balcões de atendimento e um posto de tesouraria num espaço moderno e atrativo. Nesta infraestrutura municipal passa ainda a ser possível tratar, por exemplo, de projetos de urbanismo, pagamentos de taxas ou licenças, reunir com os técnicos do Gabinete de Apoio ao Emigrante ou da Habitação Social, entre outros serviços que impliquem o contacto direto e indireto entre o Município e o munícipe.

Os nove postos estão equipados com um tablet que permite ao cidadão acompanhar toda a instrução dos seus processos, bem como assinar digitalmente os seus documentos.

Destaque, ainda, para a disponibilização, em suporte digital e para consulta, dos editais, avisos, atas e outros documentos, sendo também possível o envio destes documentos para o e-mail pessoal do cidadão, se assim o pretender.

“Cumprimos o objetivo de uma gestão moderna e inovadora, voltada para as necessidades do cidadão. Este processo começou há mais de três anos e, desde então, temos vindo a uniformizar procedimentos e a melhorar a tecnologia ao dispor dos munícipes, mas era necessário um novo espaço”, explicou o edil gondomarense.

A cerimónia inaugural reuniu todo o executivo, vários membros da Assembleia Municipal, presidentes de Junta de Freguesia e vários representantes de forças vivas da sociedade gondomarense.

O BU de Gondomar integra a Agenda Portugal Digital, sendo do ponto de vista tecnológico “o posto de atendimento municipal mais avançado do País”, evoca a Câmara de Gondomar em comunicado enviado à imprensa.

“Balcão Único alia modernidade a mais proximidade e bem servir” Aurora Vieira, vereadora do Atendimento Municipal e Modernização Administrativa, mostra-se satisfeita com o mais recente serviço da Câmara Municipal de Gondomar, o Balcão Único do Cidadão.

“O Balcão Único alia modernidade a mais proximidade e bem servir, linha estratégica que fomos procurando ao longo do exercício deste mandato. Ao promover melhores condições de trabalho e qualidade de funcionamento estimulamos melhor condição de atendimento e proporcionamos um atendimento mais personalizado”, afirma a autarca.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025