Concelho de Gondomar Informação Política Rio Tinto

Bombeiros da Areosa-Rio Tinto recebem medalha de mérito da cidade

[caption id="attachment_7582" align="alignleft" width="300"]BVART - 21.º aniversário da cidade de Rio Tinto Os BVART foram condecorados com a medalha de mérito da cidade / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

Os Bombeiros Voluntários da Areosa-Rio Tinto foram distinguidos com a medalha de mérito da cidade de Rio Tinto no 21.º aniversário da Cidade de Rio Tinto.

A Junta de Freguesia de Rio Tinto foi anfitriã da sessão solene das comemorações do 21.º aniversário da Cidade de Rio Tinto. A cerimónia realizou-se a 21 de junho e contou com os tradicionais discursos políticos e com a entrega da medalha de mérito da cidade, que distinguiu o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários da Areosa-Rio Tinto (BVART).

José Costa e Silva, comandante da divisão, recebeu a distinção das mãos dos autarcas Nuno Fonseca e Nuno Coelho, presidentes das Juntas de Freguesia de Rio Tinto e Baguim, respetivamente.

“Expresso aqui o meu orgulho nesta condecoração e no reconhecimento desta medalha de mérito. Sem falsas modéstias, julgo que esta distinção é inteiramente merecida”, disse o comandante dos BVART, que recordou o objetivo da instituição aos presentes “queremos proteger os riotintenses, os munícipes de Gondomar, o concelho, o distrito e o país”. “A capacidade que temos nestes 94 anos de luta está aqui reconhecida”, concluiu o dirigente.

“Os laços que nos unem são fortes e precisam de ser intensificados dia a dia” Nuno Fonseca, presidente da Junta de Rio Tinto, encerrou os discursos políticos a lembrar a importância da união entre as freguesias de Rio Tinto e Baguim do Monte.

“Somos tratados como duas freguesias mas juntas somos maiores do que mais de 250 concelhos de Portugal. Os laços que nos unem são fortes e precisam de ser intensificados dia a dia. Sabemos que os 20 anos de falta de desenvolvimento não se resolvem num ápice, mas os investimentos anunciados são fundamentais e vão sair do papel”, afirmou o autarca socialista.

Já Nuno Coelho, presidente da Junta de Baguim, aproveitou a ocasião para questionar a ausência de alguns elementos partidários representados nas Assembleias de ambas as freguesias. “Felizmente os representantes do meu partido estão aqui representados”, apontou antes de ressalvar as conquistas da elevação de Rio Tinto a cidade. “É necessário refletir sobre as conquistas do título de cidade e podemos falar de obras como o metro e os Centros de Saúde, os novos projetos e as mais recentes conquistas para as populações das duas freguesias”, disse Nuno Coelho.

Já Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, salientou a representação do Município na sessão solene e os novos investimentos em Rio Tinto, nomeadamente o Parque Urbano, a construção do intercetor do rio Tinto e o Centro de Saúde de Baguim do Monte.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025