Concelho de Gondomar Cultura Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim Informação

Banda Musical de Gondomar: monografia resume 150 anos de história

[caption id="attachment_6237" align="alignleft" width="300"]Livro Banda Musical de Gondomar - 2015 A obra reúne documentos e fotografias históricas / Foto: DR[/caption]

Daniel Fernandes, presidente da Banda Musical de Gondomar, é o autor da monografia da coletividade, obra que resume os 150 anos de história da banda e do concelho.

A monografia “Banda Musical de Gondomar – 150 anos”, da autoria de Daniel Fernandes, presidente da direção da coletividade gondomarense, foi apresentada no Auditório Municipal de Gondomar a 30 de outubro. A obra resume a história da coletividade mais antiga do Município, fundada em 1863.

“A obra é já uma referência para a história do concelho e isso deixa-me muito contente”, começa por dizer o autor da monografia. Daniel Fernandes recorda o início da obra, desafio lançado pelo ex-presidente da Banda Musical de Gondomar (BMG), Carlos Alberto, em 2013.

“A ideia inicial era que o livro fosse lançado nas comemorações dos 150 anos da Banda Musical, em 2013, mas rapidamente percebemos que seria impossível dado o complexo processo de investigação”, explica ao Vivacidade.

A procura de informações históricas remontou à fundação da coletividade, sendo uma das maiores dificuldades, a “escassez de documentos dessa época”.

O autor encontrou no arquivo da Biblioteca Municipal referências de periódicos locais e nacionais da época aos primeiros concertos da BMG, documentos que integrou na obra.

“Mais tarde, tive a informação que o bisneto do fundador da banda - Daniel Monteiro - morava em Gondomar. Contactei-o e ele abriu-me as portas de casa e ajudou-me no processo de investigação”, conta o autor.

Guilhermino Monteiro, bisneto de Daniel Monteiro, estava na posse de um documento do bisavô, onde está contada a história da formação da banda, documento que “serviu de fonte primária a Camilo de Oliveira, que nos seus apontamentos biográficos refere a fundação da banda, em 1963”, afirma Daniel Fernandes.

A obra, que assume importância histórica para o concelho, foi lançada com a publicação de 750 exemplares e pode ser adquirida na sede da BMG ou através de contacto telefónico ou electrónico com os responsáveis da associação.

Banda espera lançar CD até 2018

Nos planos da direção da BMG está já o próximo projeto, o lançamento de um CD com as composições da família Monteiro tocadas pela filarmónica da coletividade. Estão já recolhidas 50 partituras.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025