Concelho de Gondomar Sociedade

AUDIÇÃOACTIVA GONDOMAR PROMOVE INICIATIVA PARA DESMISTIFICAR O USO DE APARELHO AUDITIVO

No passado dia 22 de Janeiro, António Sala marcou presença na AudiçãoActiva de Gondomar, com o propósito de mostrar às pessoas que por ali passam todos os dias que utilizar aparelho auditivo não deve ser motivo de vergonha, apresentando também um livro de contos, escrito pelo próprio, onde partilha uma história da sua vida pessoal.

"O meu sogro foi a inspiração para escrever um contro sobre um menino que não ouvia. Houve um dia que mudou a minha perceção sobre o mundo da audição: estávamos os dois na praia, deitados ao sol e de repente toca-me no ombro e aponta para o céu, estava a ver aquele rasto que os aviões deixam e pergunta-me, com gestos, se o som daquele avião era igual ao dos pássaros quando voavam. Aí eu percebi que ele ouvia o mundo de uma forma diferente e do privilégio imenso que temos em poder ouvir", conta ao VivaCidade, o radialista.

Após ter tido um tumor cerebral na parte direita do cérebro, António Sala, ficou surdo do ouvido direito e com o tempo, devido à profissão na rádio, começou a perder audição no ouvido esquerdo. “Não sou apenas uma figura pública que dá a cara pela AudiçãoActiva, eu utilizo mesmo estes aparelhos.

Às vezes ando na rua e as pessoas nem se apercebem que uso aparelho e até me questionam sobre isso. Quando lhes mostro que efetivamente utilizo acabam por me dizer que assim se torna mais credível toda a campanha comercial em torno deste produto".

A AudiçãoActiva dispõe de inúmeros aparelhos auditivos que atuam como pequenos computadores encarregados de captar e processar as ondas sonoras e convertê-las em sinais neurais, que são enviados para o cérebro para serem interpretados como som. Os aparelhos mais modernos são pequenos, discretos e incluem diferentes tecnologias fáceis de utilizar. Devido à avançada tecnologia apresentam a possibilidade de identificação de sons graves e agudos, mesmo em ambientes desafiantes. 

“Quando estamos em ambientes de muito ruído, para nós pessoas que não ouvimos bem torna-se difícil ouvir tudo corretamente. Os aparelhos atuais têm uma aplicação telefónica que podemos gerir esse mesmo ruído e até ouvir apenas as pessoas que estão a um ou dois metros de nós. Contrariamente a uma pessoa que ouve perfeitamente bem, nós usamos esta aplicação e gerimos o que queremos ou não ouvir. É fantástico e muito comodo”, refere António Sala. 

A AudiçãoActiva tem aparelhos feitos à sua medida e de acordo com as suas necessidades. Se tiver algumas dificuldades ou já não ouvir como antigamente poderá deslocar-se à loja de Gondomar na Rua 25 de Abril, número 31, 4420-356 Gondomar, onde uma equipa especializada lhe irá dar o melhor aconselhamento, adaptando o serviço às suas necessidades. Faça como o António Sala e visite a AudiçãoActiva em Gondomar. 

 

Últimas Notícias

Gondomarenses são campeãs mundiais de Hip Hop

4/02/2026

Gondomarense vence Taça Internacional de Kempo

4/02/2026

RAFAEL AMORIM ASSUME CARGO DE CONSELHEIRO TÉCNICO NA UE

4/02/2026

Grande Entrevista com: HELENA SACADURA CABRAL: “A felicidade não existe. O que existe são momentos de felicidade que nos ajudam a ultrapassar os maus momentos”

4/02/2026

Luís Lobo: “A educação só produz impacto real quando assente em responsabilidade partilhadas, cooperação institucional e compromisso com as pessoas”

4/02/2026

Luís Pinto: “O acreditar em que é possível conquistar algo já é uma vitória, mas não podemos nos contentar com isso, porque o materializar das coisas é o que realmente é importante”

3/02/2026

Manuel Ribeiro: 102 anos de “estórias” pelas ruas de Baguim do Monte

3/02/2026

Jota Silva: “Só porque já atingimos algo que queríamos, não podemos ficar confortáveis. Vou ser sempre um inconformado”

2/02/2026