Desporto Informação

Atletas da Rodabike levam Gondomar ao pódio

[caption id="attachment_2845" align="alignleft" width="300"]Rodabike Mário Fernandes é o diretor desportivo da Rodabike e propietário da loja de biciletas com o mesmo nome[/caption]

Nasceu em 2006, em Gondomar, e já trouxe várias medalhas para o concelho. A Associação Ciclismo Rodabike Gondomar corre com sete atletas nas modalidades de BTT (XCO e XCM) e ciclocrosse.

Mário Fernandes é o diretor desportivo da Rodabike, a equipa gondomarense que nasceu há oito anos com o mesmo nome da loja de bicicletas de que Mário é proprietário. O dirigente corre em competição há 20 anos e na época passada foi segundo em tudo, no escalão de Master B, mas não está totalmente satisfeito. “Fui vice campeão do Minho, vice campeão no Porto e vice campeão nacional. Mas o segundo é o primeiro dos últimos. Já não fico contente com o segundo. Já ando atrás do objetivo de ser campeão nacional há bastantes anos”, explicou ao Vivacidade. “Queremos sempre mais e é isso que nos faz trabalhar mais”, acrescentou Mário Fernandes. Mas não é só do diretor desportivo de que a equipa gondomarense se pode orgulhar. Com um total de sete atletas nos escalões de Master A, B, C e um elite e cadete, a Rodabike já arrecadou várias vitórias a nível regional e nacional.

João Rocha em estágio na Seleção Nacional

Integrado no estágio da Seleção Nacional, o cadete João Rocha foi muito recentemente campeão nacional em Ciclocrosse, no dia 12 de janeiro em Benedita, Alcobaça. “A Rodabike já tem um nome bem marcado a nível nacional”, referiu, orgulhoso, Mário Fernandes, e “o cadete ganhou tudo o que havia para ganhar”. Quanto aos treinos, o dirigente que coordena a equipa, revelou que são quase diários. “Em sete dias, treinamos seis e por trás dos prémios estão muitas horas de trabalho, muito sacrifício e muitas regras”, disse. “A base do treino passa sempre pela bicicleta de estrada. Depois existe o treino técnico, feito para cada modalidade”, explicou ainda. José Soares vive em Rio Tinto e é a mais recente aquisição da Rodabike. Corre pela categoria elite e começou a correr esta época por Gondomar. “Pertencia ao BTT Matosinhos mas vim para aqui por ser de Gondomar e pela amizade. As exigências da Rodabike são maiores e é tenho um orgulho muito grande em participar nesta equipa” afirmou ao Vivacidade.

[caption id="attachment_2846" align="alignleft" width="230"]Rodabike2 A Rodabike é uma equipa gondomarense com oito anos de existência[/caption]

Modalidades, explicadas por Mário Fernandes

XCO (Cross Country Olimpic) é uma modalidade de monte. A parte técnica é a mais importante. É a única modalidade olímpica que existe ligada à bicicleta de todo o terreno. É a rainha das modalidades de BTT. XCM é um pouco como XCO mas numa extensão maior. De 60 a 70 quilómetros. Baseado mais na resistência. Ciclocross é uma modalidade de inverno que normalmente serve para preparação e lançamento das outras que vêm a seguir. Ao nível técnico não é tão exigente porque é feito numa bicicleta de estrada que não tem suspensões e o circuito é com muita lama. Em certas alturas temos que transportar a bicicleta às costas.

Últimas Notícias

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: PAULO DINIS

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: LEONARDO SOARES

16/09/2025