Concelho de Gondomar Desporto Informação Rio Tinto

Associação Nacional de Treinadores quer dar “forte contributo a Gondomar”

A Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) mudou-se de malas e bagagens para Gondomar, no dia 15 de abril. Desde então, a coletividade está sediada na antiga escola da Ponte, em Rio Tinto. O Vivacidade foi conhecer as instalações.

Em abril, Gondomar passou a ser a nova casa dos treinadores de futebol e futsal. A mudança, do Porto para Gondomar - mais concretamente para a freguesia de Rio Tinto – deu-se graças à cedência da antiga escola da Ponte, em regime de comodato, durante dez anos, renováveis.

“Sentimos, a partir de determinada altura, que tínhamos a necessidade, graças aos nossos 6000 sócios, de mudar de instalações. Após um evento que organizamos no Multiusos de Gondomar, em 2017, falamos nessa possibilidade e, imediatamente, mostraram-nos esta escola que nos agradou à primeira vista, apesar de percebermos que precisava de uma requalificação. Fizemos o acordo com o Município, investimos aqui algum dinheiro e estamos muito contentes com o nosso novo espaço”, recorda José Pereira, presidente da direção da ANTF.

A cerimónia de inauguração das novas instalações contou com a presença de Marco Martins, presidente do Município de Gondomar, e de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), sem esquecer a presença de treinadores como Vítor Oliveira, Domingos Paciência, Toni, Carlos Dinis ou Professor Neca.

“Estamos satisfeitos com esta mudança e queremos dar o nosso forte contributo a Gondomar e à comunidade. Queremos envolver a comunidade nas nossas instalações, desde receber a visita de escolas até irmos nós ter com eles”, afirma o dirigente da ANTF.

Concretizada a aposta nas novas instalações, segue-se agora um forte investimento na formação. É disso espelho a renovada sala de formações, “que servirá para várias sessões para treinadores no ativo, treinadores desempregados e outras pessoas no desemprego”.

“Em breve vamos começar a utilizar as instalações com esse objetivo. Vamos formar em Informática, Línguas Estrangeiras, entre outras áreas… é preciso perceber que a profissão de treinador é muito conceituada e isso deve-se à qualidade da nossa formação”, acrescenta José Pereira.

Ao Vivacidade, o presidente da direção da ANTF adianta também que a antiga escola da Ponte vai ser, em simultâneo, a sede da União de Treinadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que terá em breve uma Comissão Instaladora.

A par dessa dupla função das novas instalações, segundo José Pereira, a ANTF tem também a possibilidade de organizar um novo grande evento dedicado aos treinadores de futebol e futsal em Gondomar.

O edifício tem dois pisos e quatro salas, ocupando mais de 200 metros quadrados. Onde era o antigo recreio, com mais de 800 metros quadrados, será o estacionamento, com capacidade para 40 a 50 viaturas. Conta ainda com uma sala de formação, com mais de 100 metros quadrados, localizada no antigo ginásio da escola.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025