Melres e Medas Política

Assinado protocolo que relocaliza a GNR de Medas

No passado dia 16 de julho foi assinado o protocolo entre o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita e o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, formalizando desta forma, a reinstalação do Posto da Guarda Nacional Republicana de Medas para a antiga Escola Básica da Lixa.

O Posto Territorial da GNR de Medas, anteriormente localizado na freguesia de S. Cosme, é responsável pela segurança das freguesias de Jovim, Foz do Sousa, Covelo, Melres e Medas. No entanto, durante vários anos, encontrou-se sediado fora do território de qualquer uma das cinco freguesias de Gondomar pelas quais tem responsabilidade. Desta forma, o acordo assinado no dia 16 deste mês, possibilitará que daqui para a frente, a guarda passe a estar instalada na circunscrição territorial da sua área de atuação, no centro da sua zona de jurisdição.

Eduardo Cabrita, em cooperação com as forças de segurança, identificou o Posto de Medas como um caso de “intervenção prioritária”. O Ministro da Administração Interna, revelou, depois da “singela cerimónia”, que “a aprovação da lei de programação de investimentos permite programar cerca de 450 milhões de euros de investimento a realizar até 2021”, sendo que a obra em Medas deverá ter um custo estimado de 952 mil euros.

“O nosso é objetivo é muito claro, é que a Guarda Nacional Republicana deve ter as suas infraestruturas dentro das suas áreas de jurisdição. É esse o princípio que estamos a fazer em todo o país”, afirmou o ministro, que desta forma dá resposta a um problema antigo que preocupou durante muito tempo a sua população.

Questionado acerca da escolha da Escola Básica da Lixa como o novo local da força de segurança, Marco Martins justificou que “foi o melhor sítio que escolhemos dentro de várias opções”. “Foi dentro de quatro locais, a GNR escolheu e a Câmara acompanhou a escolha”, concluiu o autarca, destacando que a antiga escola “já estava em vias de encerrar e que acabou por encerrar passando o ano letivo”.

As obras para a reinstalação do Posto de Medas estão previstas começar ainda este ano e perspetiva-se que esta solução apresentada para servir melhor a sua população, esteja em funcionamento “dentro de um ano e pouco”.

Últimas Notícias

Susana e Filipe apelam famílias a acolherem crianças em risco

27/08/2024

Alunos de Meirim Futebol Clube apostam na modernização e inovação do clube

27/08/2024

Sérgio Rossi é cabeça de cartaz nas Noites de Verão de Baguim do Monte

27/08/2024

Emigrantes de volta às suas famílias

13/08/2024

MUND’ART reconhecido além-fronteiras

13/08/2024

Férias de Verão nas Universidades Sénior do concelho de Gondomar

13/08/2024

Marco Martins: “Parque Urbano de Baguim do Monte começará no meu mandato”

13/08/2024

Fânzeres recebe Campeonato Nacional de Esgrima

13/08/2024