Informação Sociedade

Artur Santos Silva participou nas Conferências de Gondomar

[caption id="attachment_12548" align="alignleft" width="300"] Artur Santos Silva foi o convidado das Conferências de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

"O Porto culto do século XX: na cidadania, literatura e economia" foi o tema em debate na mais recente edição das Conferências de Gondomar. A iniciativa teve lugar no dia 16 de outubro, no Auditório Municipal de Gondomar, e contou com a presença de Artur Santos Silva.

A Comissão Organizadora das Conferências de Gondomar desafiou Artur Santos Silva, jurista e administrador, detentor de um currículo vasto e meritório, para discursar sobre o tema "O Porto culto do século XX: na cidadania, literatura e economia". A iniciativa realizou-se no Auditório Municipal de Gondomar, perante meia casa, e ficou marcada por uma longa e assertiva análise ao passado, presente e futuro da cidade Invicta.

"O Porto teve, de facto, um papel muito relevante em muitos dos acontecimentos que nos conduziram ao fim da monarquia, lutou contra o regime de Salazar e cimentou-se como ponto estratégico cultural e de pensamento no final do século passado", afirmou Artur Santos Silva. O convidado começou por traçar um perfil da cidade e das suas gentes, debruçou-se sobre o fim da monarquia, 1ª República, Estado Novo, 2ª República e finais do século passado.

"A cidade do Porto sempre teve uma grande independência, em geral, face ao poder político. No futuro, gostava que o Porto se reforça-se como cidade da Cultura, porque acredito que essa deve ser uma das marcas capaz de dar resposta a este enorme fluxo turístico", acrescentou o convidado.

Antes do debate com alguns elementos do público, que se fizeram ouvir no fim da intervenção inicial, Artur Santos Silva deixou ainda patente que gostaria de ver nascer um museu da cidade do Porto e uma cinemateca portuense.

"É também necessário reforçar o protagonismo político do Norte", concluiu o presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto.

Sobrinho Simões será o próximo convidado O médico e investigador português Sobrinho Simões é o próximo convidado das Conferências de Gondomar. O debate está agendado para as 21h15, no dia 15 de novembro, e será moderado por Rio Fernandes, no Auditório Municipal de Gondomar. A entrada é livre.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025