
O jurista e administrador Artur Santos Silva vai ser o próximo convidado das Conferências de Gondomar. A próxima edição está marcada para o dia 16 de outubro, pelas 21h15, no Auditório Municipal de Gondomar.
A próxima edição das Conferências de Gondomar terá como tema principal "O Porto Culto do Século XX: na cidadania, literatura e economia". O convidado será Artur Santos Silva, jurista e administrador, ex-vice-governador do Banco de Portugal, ex-presidente da comissão executiva do Banco BPI, ex-presidente da Fundação Gulbenkian, ex-presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, entre outros cargos de grande responsabilidade a nível nacional.
"O Artur Santos Silva é mais um convidado de prestígio desta iniciativa. Muito nos honra receber personalidades desta estirpe, porque Gondomar não estava habituado a este género de iniciativas com protagonistas de renome. Nesta edição, vamos procurar debater o salto cultural que o Porto deu no século XX com homem que exerceu o cargo de presidente do Conselho Administrativo do 'Porto - Capital Europeia da Cultura 2001'", afirma Manuel Rosas, porta-voz do grupo de cidadãos independentes que organiza as Conferências de Gondomar.
Ao Vivacidade, o representante da organização admite que o objetivo das conferências passa por "colocar à reflexão dos gondomarenses um conjunto de temas relevantes da vida histórica, social e cultural do país". "Queremos despertar a consciência coletiva e a discussão despretensiosa de vários temas. Temos tido grande adesão e esperamos que as próximas edições se mantenham assim", admite.
Após esta edição, estão já previstas mais duas que vão ter como oradores convidados Sobrinho Simões e Onésimo Teotónio Almeida.
"Há diversos convidados que temos tentado trazer a Gondomar, nomeadamente Ramalho Eanes, Jorge Sampaio, António Barreto, Pacheco Pereira e Adriano Moreira, por exemplo", explica Manuel Rosas ao nosso jornal.
A próxima edição das Conferências de Gondomar será moderada pela jornalista Nassalete Miranda, diretora do jornal "As Artes entre as Letras". A entrada é livre.
Recorde-se que já passaram pelas conferências de Gondomar Guilherme d'Oliveira Martins e Valente de Oliveira.