Gonçalo Gonçalves, fanzerense, ingressou no Clube de Futebol dos Barreirenses coligado com o Ginásio Boa Forma para praticar boxe aos 14 anos. Agora, com 16, já foi campeão regional, nacional e é vice-campeão do mundo, em juniores, em KickBoxing pela seleção nacional de KickBoxing e Muay Thay.
Apaixonou-se pelo mundo das artes marciais com a curiosidade de lutar. São dois anos de amor e dedicação a esta modalidade.
O professor e mestre Pedro Castro contou ao VivaCidade que “Gonçalo era tímido e mostrou o interesse que tinha nas artes marciais e ao longo do tempo comecei a ver que ele era um jovem empenhado e dedicado. Percebi logo que ele tinha potencial para continuar nesta arte”.
A ida ao mundial foi um sonho para o jovem e 16 anos, mas a nível de custos não teve qualquer apoio por parte da seleção nacional, os calções e a camisola que usou para as competições foram compradas pelo próprio bem como a viagem para a Turquia (local onde se realizou o mundial). O valor rondou os 1900€ e foi através da força de vontade da mãe, que andou a arranjar apoios, que conseguiu realizar este sonho.
“Fui sozinho para a Turquia, o meu treinador se quisesse vir tinha de ter um investido superior ao meu, na ordem os 2300€. E era impossível”, contou Gonçalo e acrescentou que a “experiência é diferente e que vale a pena a pena”.
A falta de apoios a estas modalidades é destacada pelo treinador Pedro Castro que nos confidencia que “se houvesse um investimento maior nas artes marciais em Portugal ou até a federação conseguisse suportar os custos dos atletas era uma mais-valia, porque não consegui acompanhar o Gonçalo no mundial e acredito que se o tivesse feito ele não seria vice, mas sim um campeão.”
“Quando o Gonçalo chegou lá continuou a ter acompanhamento de outros treinadores, mas não é a mesma coisa que seres acompanhado pelo teu treinador que conhece as tuas capacidades e as tuas fraquezas. A ajuda teria sido diferente, mas não tinha fundo de maneio para o conseguir acompanhar”, rematou o treinador.
O objetivo final de Gonçalo Gonçalves é ser lutador profissional e já tem convites para treinar no exterior. É isso que o move enquanto lutador. “A experiência na Turquia marcou-me e quero competir noutras ligas do kickboxing, só tenho pena que não haja o reconhecimento e o apoio que é necessário para as artes marciais crescerem e outros jovens como eu possam evoluir”, finaliza.
O treinador Pedro Castro realça que no ginásio também há mais três atletas promissores que ambicionam chegar até aos pódios e às competições mundiais.
Fábio Cabeça (Estrela) é atleta promissor no boxe. Menciona que Pedro Castro não é só um mestre é também um amigo. Aqui somos uma equipa e ajudamo-nos uns aos outros. O objetivo é tornar-se campeão em pugilismo e ser profissional nessa área. “Foi a melhor coisa que me aconteceu era muito malandro, mas quando comecei nesta modalidade mudei, mesmo em casa. Isto mudou a minha vida para muito melhor e cada vez estou melhor tanto em disciplina e respeito”.
Martim Pinto atleta promissor na área do KickBoxing e no Boxe. Foi vice-campeão regional de kickboxing ganhando várias galas e torneios de boxe e Kickboxing em 2022. No futuro quer ser campeão em Kickboxing e boxe apesar da lesão que tem que é vista como uma situação a ser ultrapassada. “Quando cheguei aqui era pequeno mas faltava ao respeito a toda a gente e agora não e ganhei mais humildade. Comecei a mudar mais quando percebi que era preciso para conseguir combater. A disciplina e a humildade são essenciais”.
Mariana Teixeira, já ganhou títulos no karaté e é atleta promissora no KickBoxing. “Apesar de estar há pouco tempo aqui, sinto que somos uma família. A nível de objetivos quero ir devagar porque vim do karaté e isto é novo para mim, é tudo um mundo diferente. Quero ir com calma mas quero ser campeã. As artes marciais já estão na minha vida há muito tempo e sinto que me educou muito e me deu disciplina”.
Professor e Mestre Pedro Castro obteve no passado muitas vitorias no kickboxing obtendo títulos nacionais e internacionais e tem uma vasta experiência de longa data nas áreas do kickBoxing no Boxe, no Muay Thai e no jiu jitsu.