Concelho de Gondomar Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim Informação Sociedade

AMUT passou a ser IPSS Mutualista

[caption id="attachment_9791" align="alignleft" width="300"]AMUT a IPSS - maio 2017 A AMUT passou recentemente a IPSS Mutualista / Foto: Direitos Reservados[/caption]

No dia 5 de maio, a Associação Mutualista de Gondomar (AMUT) realizou a cerimónia de apresentação pública como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) Mutualista, na Casa Branca de Gramido.

O processo de reconhecimento da AMUT como IPSS Mutualista culminou, no início deste mês, com uma cerimónia de apresentação pública que teve lugar na Casa Branca de Gramido.

Durante a cerimónia, foi apresentado um filme de retrospetiva histórica desde o nascimento, em 1963, da Caixa de Previdência dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Gondomar e Serviços Municipalizados, a sua transformação em Associação Mutualista, em 2011, até à atualidade.

A sessão contou ainda com a entrega das atribuições de associados beneméritos a Mário Cruz e Júlio Fontes, de associados honorários à União das Mutualidades Portuguesas e de associados contribuintes às Águas de Gondomar e à Câmara de Gondomar.

No decorrer dos discursos, Ângela Pereira, presidente do Conselho de Administração da AMUT, realçou o trabalho desenvolvido pela entidade “na prossecução do bem-estar e da qualidade de vida dos trabalhadores do Município, assente nos valores mutualistas”.

Luís Alberto Silva, presidente da União das Mutualidades Portuguesas, também congratulou a AMUT pelo reconhecimento obtido e salientou os benefícios para todos os associados.

Por sua vez, Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, realçou a importância que os autarcas devem dar a projetos mutualistas como o da AMUT. O autarca garantiu ainda que, a partir do segundo semestre deste ano será progressivamente retomado o valor do subsídio à AMUT que tinha sido reduzido, fruto das dificuldades financeiras que o Município atravessou.

O edil gondomarense colocou também à AMUT o desafio de gerir um equipamento destinado a apoio domiciliário e Estrutura Residencial para Idosos, que será alvo de uma candidatura aos fundos comunitários.

“Este é um momento de grande importância para a AMUT” Ao Vivacidade, Ângela Pereira mostra-se satisfeita com a passagem a IPSS Mutualista, reconhecimento que “permite que o trabalho desenvolvido seja reconhecido pela tutela”.

Segundo a responsável pela AMUT, o reconhecimento “demorou cinco anos a ser conquistado”, mas permite “avanços em diversos projetos estratégicos: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Farmácia Social, progressão da clínica e criação do transporte solidário”.

A AMUT tem 2260 associados.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025