A situação de guerra na Ucrânia tem vindo a despertar uma onda de solidariedade pelos portugueses e Gondomar não fica indiferente à causa. Agora se quer ajudar, pode fazê-lo em vários pontos do nosso concelho.
A associação Amizade – Associação de imigrantes de Gondomar, presidida por Nataliya Khmil, são os responsáveis por estar a realizar este importante trabalho. Um projeto que está a ser realizado em articulação com a Câmara Municipal de Gondomar.
Com o intuito de abranger todas as zonas do concelho, os pontos de recolha estão a ser realizada em todas as Juntas de Freguesia. O horário de cada local pode ser consultado na imagem disponibilizada a baixo.
Por motivos de logística, os donativos devem restringir-se a bens essenciais, tais como: cobertores e sacos-cama; produtos de higiene: artigos de higiene pessoal e produtos para crianças (leite em pó, fraldas, toalhitas); produtos de saúde: algodão, compressas, antissépticos, adesivos, analgésicos; bens alimentares em conservas; e outros produtos: pilhas, lanternas e cordas.
Câmara Municipal de Gondomar - Comunicado
“Quanto ao acolhimento de refugiados, estão também a ser avaliadas as condições e os meios necessários, em sede da Rede Social, para albergar refugiados no concelho de Gondomar.
Numa singela homenagem e numa expressão pública de solidariedade para com o povo ucraniano, a fachada da Câmara Municipal de Gondomar está, desde segunda-feira, dia 28 de fevereiro, iluminada com as cores da bandeira da Ucrânia”.