Concelho de Gondomar Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim Informação Sociedade

AARG: Gondomar tem um novo grupo de amigos dos animais

[caption id="attachment_7099" align="alignleft" width="300"]Nelson Rocha e Sílvia Ferreira, fundadores da AARG / Foto: Pedro Santos Ferreira Nelson Rocha e Sílvia Ferreira, fundadores da AARG / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

Nelson Rocha e Sílvia Ferreira são os fundadores do grupo AARG – Os amigos dos animais de rua de Gondomar, o mais recente movimento de apoio aos animais abandonados do concelho.

Os animais de rua do concelho podem, desde o fim do mês passado, contar com o apoio do AARG – Os amigos dos animais de rua de Gondomar. O movimento criado pelos gondomarenses Nelson Rocha e Sílvia Ferreira pretende “fazer algo mais pelos animais, nomeadamente os de rua, que não têm ninguém que tome a palavra por eles”, explicam ao nosso jornal.

Os fundadores integravam uma associação de Gondomar que presta apoio aos animais abandonados, contudo, afastaram-se do projeto “que não correspondia às expectativas” de Nelson Rocha e Sílvia Ferreira. “Optamos por criar o nosso próprio projeto e temos expectativas que comece a crescer até tornar-se uma associação, que é o nosso objetivo”, explica a responsável do AARG.

O grupo está a “começar do zero” com ações de rua para alimentar os animais abandonados. “Vamos começar pelo mais simples. Vamos andar na rua a alimentar os animais e já temos um protocolo com uma clínica veterinária, que vai fazer preços especiais na esterilização e acompanhamento veterinário dos animais que nós acharmos que precisam de cuidados médicos”, afirma Nelson Rocha.

Os amigos dos animais de rua de Gondomar apontam o número crescente de colónias de cães e gatos como “um dos problemas do concelho”. “Enquanto não tivermos o nosso espaço não podemos albergar animais e promover a adoção, mas esse é um dos nossos objetivos. Entretanto vamos tentar controlar a natalidade e sensibilizar a população para conseguirmos controlar o crescimento dessas colónias”, refere Sílvia Ferreira.

Numa fase inicial o grupo vai desenvolver a sua ação em São Cosme. No entanto, segundo os fundadores, o objetivo é “alargar o âmbito da intervenção do AARG”.

Para angariar fundos e ração para os animais o grupo vai organizar alguns eventos. O AARG está aberto a “todos os que gostam de animais” e conta com 650 seguidores no Facebook.

“Gondomar começa a olhar para os animais de outra forma”

Na opinião de Nelson Rocha, Gondomar “começa a olhar para os animais de outra forma, mais positiva”. De acordo com o responsável da AARG, o Município “já respeita os animais e tem a preocupação de divulgar campanhas de adoção”, contudo, continua, “ainda não tem as melhores condições para os receber no canil do concelho”.

Últimas Notícias

ÁGUAS DE GONDOMAR VOLTA A SER DISTINGUIDA COM O SELO DE QUALIDADE EXEMPLAR DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

19/11/2025

Albertina Rocha: uma mulher centenária

19/11/2025

Jovens dão frutos nas artes marciais

19/11/2025

Documentário nos Moinhos de Jancido irá ser transmitido na SIC

19/11/2025

“No topo da pirâmide do poder político temos de ter alguém que una”

19/11/2025

Não sabe o que oferecer no Natal, a GB Gourmet ajuda-o

19/11/2025

Gondomarinho Business Hub: Há um ano a mudar a vida das empresas

19/11/2025

Empreendimento Estrelas do Douro reforça aposta turística na Foz do Sousa

19/11/2025