Cultura Fânzeres e S. Pedro da Cova

A Tradição dos Tapetes Florais de Fânzeres

tapetes florais em honra a Santa Bárbara

Os tapetes são uma tradição das festas de Fânzeres, já há alguns anos. Realizados durante a noite para que de manhã estejam as ruas enfeitadas para os fanzerenses. É um trabalho árduo e sobretudo noturno, o medo de se perder a tradição é algo visível, contudo é necessária mão jovem, para se dar continuidade.

 

“Já faço isto há muitos anos, a minha família, também, fazia tapetes e apaixonei-me por esta arte. Ver as ruas enfeitadas com os tapetes é uma coisa lindíssima e uma tradição que Fânzeres tem, e que na minha ótica, não se devia perder”, afirma Celina Moreira, uma das responsáveis pela realização dos tapetes. 

 

Apesar de terem muita gente fora do concelho que procura a Freguesia nesta época, teme o término da tradição “Temos muita gente que vem ajudar, inclusive de fora do concelho, temos muitos jovens a ajudar também, contudo acho que eles não vão dar continuidade a esta arte porque eles gostam, mas é diferente”. 

 

É “uma simbologia importante”, uma forma de abrilhantar as ruas. “Temos os moldes e o serrim, desenhamos num papel com as cores que temos e a noite é que colocamos. Através dos moldes colocamos as flores e o serrim, há quem desenhe mesmo no chão, a minha equipa desenha mais as letras”, menciona.

 

Para a concretização dos tapetes” vamos vendo também noutras festividades, pedimos a amigos que nos desenhem os moldes, para que sejam diferentes anualmente. Somos nós que mandamos fazer os moldes. A Junta dispõe dos moldes e das tintas. E para incentivar fazemos um lanche para que as pessoas venham nos próximos anos, fazemos camisolas com os tapetes que simboliza a nossa equipa”. 

 

Celina Moreira apela que “as pessoas que venham e que fiquem, que nos ajudem e participem nisto. As pessoas que comecem a ajudar nas festas que faz falta”. 

 

As festas de Santa Bárbara são as primeiras da Freguesia de Fânzeres e as primeiras contempladas com tapetes florais que fazem as delícias dos que por lá passam. 

 

A presidente da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, Sofia Martins, vê esta festividade como um momento “convívio e animação em honra da padroeira da Freguesia. As festas correram muito bem. Temos é um objetivo importantíssimo que é constituir uma comissão para organizar estas festas, que ouça a população, e que as faça aderir em massa”. O cantor Valter Lopes foi apoiado pela Junta.

Nos tapetes em honra da Santa Bárbara a população aderiu muito bem. 

 

No passado fim de semana também ocorreu a celebração das festas em honra a S.Tiago e St. Luzia, onde também foram efectuados excelentes tapetes florais que alegraram todos os fanzerenses e visitantes. Com a presença de grupos de danças tradicionais de outros paises, presentes no Mund`Art ficaram surpreendidos e fascinados pela beleza dos tapetes florais.

 

As últimas festas da freguesia de Fânzeres começam hoje. É o Divino Salvador e ainda existe  oportunidade para quem quiser participar na realização dos tapetes florais. Nesse Sentido a comissão de festas do Divino Salvador apela a juntar-se às equipas a partir das 23.59h de Sábado (2 de Agosto), para nessa madrugada de sábado para domingo celebrar este momento.  

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025