Concelho de Gondomar Informação Rio Tinto Sociedade

Universidade Fernando Pessoa debate estado do rio Tinto a 17 e 18 de abril

A Universidade Fernando Pessoa vai realizar o 2.º Workshop Rio Tinto: passado, presente e futuro. A conferência terá lugar nos dias 17 e 18 de abril, no auditório da universidade.

Durante dois dias, o rio Tinto vai voltar a ser debatido na Universidade Fernando Pessoa (UFP). O mote é dado pelo 2.º Workshop sobre o rio que, à semelhança da 1ª edição, vai centrar a discussão no passado, presente e futuro do principal curso de água de Rio Tinto.

O objetivo da organização passa por criar um fórum que se torne um espaço de partilha de resultados de projetos e ações, de preocupações e de saberes em torno do rio Tinto.

A 1ª edição realizou-se em 2015 e, desde então, "foi mantido um plano de monitorização de alguns parâmetros relativos ao estado ecológico do rio Tinto com a inclusão no trabalho do acompanhamento de três dos afluentes do rio (ribeira da Granja, ribeiro do Caneiro e a ribeira da Castanheira), com a intenção de clarificar alguns dos resultados encontrados e de monitorizar possíveis alterações no estado ecológico do rio Tinto decorrentes de intervenções que entretanto ocorressem", destaca Teresa Jesus, responsável pela organização deste workshop.

Ao Vivacidade, a investigadora garante que durante o segundo período do projeto (outubro de 2015 a setembro de 2017), "não foram registadas alterações significativas no estado ecológico do rio Tinto, que se manteve entre o mau e o medíocre". Contudo, Teresa Jesus esclarece que foi possível identificar "um dos pontos críticos para o rio Tinto, neste caso a ribeira da Granja, que apresentou sistematicamente, durante a fase do estudo, níveis elevados de poluição".

A responsável pelo evento realça, no entanto, que apenas nos últimos dois meses do estudo tiveram início um conjunto de intervenções - construção do intercetor da ETAR do Meiral e do Parque Urbano de Rio Tinto - que "poderão contribuir de forma significativa para colmatar alguns dos problemas encontrados, quer relativamente à qualidade da água quer relativamente ao estado das margens do rio".

Recorde-se que o "1.º Workshop Rio Tinto: passado, presente e futuro" ficou marcado pela presença da Câmara Municipal de Gondomar, Águas de Gondomar, Junta de Freguesia de Rio Tinto e Movimento em Defesa do Rio Tinto, entre outras. A organização espera contar novamente com os agentes locais envolvidos no dia-a-dia do rio Tinto.

"Este é um projeto que tem tido a colaboração de alunos da universidade que têm desenvolvido alguns dos seus projetos pedagógicos no rio Tinto", conclui Teresa Jesus.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025