
A peça “Sgnarello, o Cornudo Imaginário” inaugurou, a 18 de março, o 1.º Festival de Teatro da Sociedade Columbófila Dez de Junho, na Casa Cultura e Recreio de Broalhos, em Medas. O encontro termina a 30 de abril.
A Sociedade Columbófila Dez de Junho, coletividade da União de Freguesias de Melres e Medas, está a promover o 1.º Festival de Teatro em nome próprio, na Casa Cultura e Recreio de Broalhos, em Medas. A estreia ficou a cargo do Grupo de Teatro “Vai Avante” que levou ao palco a nova comédia “Sgnarello, o Cornudo Imaginário”, de Moliére.
“Achamos que esta seria a época ideal para realizar um festival de teatro com o nosso nome. Este ano, a Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora de Canais e Nossa Senhora da Hora vai tratar da bilheteira porque os espetáculos vão reverter integralmente para as festas da freguesia”, afirma Indalécio Paiva, do Grupo de Teatro Dez de Junho. Segundo o membro da organização, a iniciativa surge na continuidade das Jornadas Culturais realizadas pela coletividade, que tem sido responsável por uma intervenção social na Casa Cultura e Recreio de Broalhos, “através da dotação do palco de condições mínimas para receber produção teatral”. “Isto foi sendo feito à custa da coletividade e da União de Freguesias que nos tem apoiado. A iluminação, o som e a estrutura do festival têm sido todas montadas por nós e o desnível que criamos vai permitir usufruir melhor dos espetáculos”, diz Indalécio Paiva.
O encerramento do festival ficará a cargo do Grupo de Teatro Dez de Junho que irá estrear a nova revista à portuguesa “Cá Vamos Nós, Cantando e Rindo”, da autoria de Manuel José Paiva e encenada por Indalécio Paiva. Estão previstas duas exibições da peça [ver caixa].
O 1.º Festival Teatro SC Dez de Junho conta com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar, União de Freguesias de Melres e Medas e Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar.
O bilhete individual tem um custo de dois euros, sendo possível adquirir o pacote de espetáculos por cinco euros.
Programação 1.º Festival Teatro SC Dez de Junho: 21h45, 25 de março – “O Hipocondríaco”, pelo Grupo Cénico de Bairros 16h, 9 de abril – “Velhos, Velhinhos e Velhotes”, pelo Grupo de Teatro da Linha 5 de Caíde de Rei 21h45, 29 e, 16h, 30 de abril – “Cá Vamos Nós, Cantanto e Rindo”, pelo Grupo de Teatro Dez de Junho