Concelho de Gondomar Destaque Informação Rio Tinto Sociedade

Saber Amar sem Violência

dav

A Associação para o desenvolvimento Social- Querer Ser- é uma IPSS que desenvolve um trabalho orientado para a promoção do emprego e do empreendedorismo, ferramentas chaves para a luta contra o desemprego e a exclusão social. Recentemente, a coletividade tem vindo a desenvolver um projeto intitulado por Saber Amar.

Situada em Rio Tinto, a Querer Ser dispõe de respostas qualificadas e abrangentes a todas as populações do concelho: o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) e a Entidade Prestadora de Apoio Técnico (EPAT), ambas credenciadas pelo IEFP, o Programa INCORPORA da Fundação La Caixa e, mais recentemente, o Projeto Ser a Escolha premiado pelo BPI La Caixa Solidário.

Para além das respostas na área do emprego e do empreendedorismo que pretendem apoiar desempregados de curta e de longa duração, famílias monoparentais e jovens em situações de vulnerabilidade e exclusão social, a Associação tem vindo a acrescentar novas respostas às necessidades da população do concelho, pelo que atualmente dedica parte da sua intervenção social à área da violência doméstica e de género através do Projeto Saber Amar. O projeto Saber Amar é financiado pela CIG- Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e procura integrar na sociedade princípios de uma cultura de não violência, de direitos humanos e de igualdade através de um conjunto de atividades destinadas a vítimas, a profissionais de educação, à população jovem e à comunidade em geral nas vertentes de prevenção, sensibilização e intervenção na violência doméstica e de género.

No âmbito das atividades que se destinam à comunidade e de forma a assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres- 25 de novembro- a Associação criou a campanha Face-OFF, em parceria com a Junta de Freguesia de Rio Tinto.

A campanha procura tirar proveito da evolução digital para transmitir uma mensagem de sensibilização contra o flagelo social da violência doméstica e de género. De forma a participar na atividade, cada participante necessita apenas de fotografar (ler), com recurso a um smartphone, o QR Code disponível em cada um dos cartazes que estarão em várias entidades públicas e estabelecimentos comerciais do concelho durante o próximo dia 25 de novembro, bem como nesta página do jornal.

Numa era em que a informação é tão rápida, e em que a sua retenção é tão efémera, Face-OFF é uma ação inovadora de consciencialização para esta problemática e para a importância da comunidade denunciar os crimes que constituem uma grave violação dos direitos humanos.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025