A Junta de Rio Tinto tem vindo a realizar vários investimentos nos espaços verdes da Freguesia. Depois de no mês passado, terem realizado a plantação de árvores na Quinta das Freiras, agora chegou a vez dos jardins serem intervencionados.
Aliado ao facto de não estar a decorrer as tradicionais iniciativas por causa da pandemia, o Presidente da Junta de Freguesia, Nuno Fonseca decidiu “canalizar as energias” para a remodelação destes locais.
O primeiro espaço que foi intervencionado foi o Jardim do Brasão, que se encontra localizado no centro da Freguesia. De momento, está a ser requalificado o jardim do Talude, junto às piscinas. Posteriormente, será a vez dos espaços verdes da Venda Nova, de Rebordãos, de toda a frente da Igreja de Rio Tinto e da Estação. Para além disso, foi realizado uma vedação natural no espaço da Quinta das Freiras.
O edil revelou ao VivaCidade que todos os espaços foram desenhados com plantas de qualidade, que possui épocas de florestação diferente. Este detalhe permitirá à Junta reduzir alguns consumos quanto à manutenção.
O intuito de Nuno Fonseca é criar espaços com assinaturas e para isso acontecer, foi importante a realização de um trabalho de arquitetura paisagística, “Aqui privilegiamos a qualidade dos jardins” que, no final, serão símbolos da Freguesia.
Dado ao facto das plantas serem de qualidade, o valor deste projeto foi alto. “São espaços muito caros, porque o preço das plantas, do sistema e do tipo de rega necessitam deste investimento”, explica Nuno Fonseca que revela ainda que “Nós deparamos-nos com dificuldades logísticas e financeiras, porque um jardim pode não parecer, mas por vezes é mais caro do que um parque infantil ou pode chegar, rapidamente, ao mesmo valor”. ■