Cultura Informação

Ricardo Couto vence Prémio Sophia Estudante

[caption id="attachment_7142" align="alignleft" width="300"]Ricardo Couto (o segundo a contar da esquerda) venceu o prémio Sophia Estudante / Foto: Direitos Reservados Ricardo Couto (o segundo a contar da esquerda) venceu o prémio Sophia Estudante / Foto: Direitos Reservados[/caption]

O documentário “Terra Mãe”, do realizador gondomarense Ricardo Couto, conquistou o Prémio Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, na categoria Estudante.

No dia 13 de maio, Ricardo Couto, jovem cineasta gondomarense, conquistou o Prémio Sophia Estudante, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema, com a curta-metragem “Terra Mãe”.

O documentário rodado em Boticas é produto de uma residência artística realizada no âmbito do Mestrado em Comunicação Audiovisual do Instituto Politécnico do Porto.

“Este prémio veio coroar o documentário. A equipa que produziu o filme recebeu cinco mil euros e o apoio para a produção de mais uma curta-metragem, o que indica que não vamos ficar por aqui. Julgo que isso é o mais importante, porque saímos dos Prémios Sophia com perspetiva de futuro”, afirma Ricardo Couto.

Ao nosso jornal, o realizador de “Terra Mãe” admitiu poder vir a dar continuidade ao género documental com novos realização de novas curtas-metragens. “Neste momento estou a desenvolver um novo documentário sobre a minha relação pessoal com o 25 de Abril, com a particularidade que eu nasci 20 anos após a data. O filme explora essa condição”, explica o cineasta.

O documentário premiado vai ser exibido no Auditório Municipal de Gondomar durante o mês de junho e contará com a presença do realizador para um momento de reflexão sobre o filme.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025