Se no mês passado, falei de especulação imobiliária e algumas medidas para a habitação, o governo lança um pacote de medidas que supostamente ajudarão a combater o flagelo que ocorre neste momento no nosso país.
Se algumas das medidas apresentadas já existiam e não resolveram o problema da habitação, continua a não existir uma política de arrendamento que o proteja e lhe dê estabilidade.
Não são asseguradas com estas medidas, políticas que combatam de forma estruturada o problema da especulação imobiliária. A realidade é que estrangeiros com grande poder económico vão continuar a comprar casas em Portugal e a vendê-las a preços exorbitantes contribuindo para a especulação e o preço do arrendamento irá continuar a subir como tem sido a grande tendência nos últimos anos, sem que os salários dos portugueses reflitam esta subida excessiva.
O problema destas medidas apresentadas é que na prática não mudarão em nada os preços das casas ou as rendas e o financiamento à especulação imobiliária irá continuar até a bolha rebentar tal como aconteceu noutros países há alguns anos.
É isto que queremos no nosso país? Enquanto isto, mais pessoas ficam sem as suas casas e um teto para dormir começa a ser um luxo em Portugal.