Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim Rio Tinto Sociedade Últimas

Parquímetros dividem opiniões

Em Gondomar e em Rio Tinto, foram vários os populares que se têm mostrado descontentes com a imposição dos parquímetros. Questionado pelo VivaCidade, o Presidente da Câmara Municipal, Marco Martins, refere que esta já tinha sido uma decisão tomada numa Assembleia Municipal, que data dezembro de 2019.

O edil explica que, devido à pandemia e à medida de isenção de pagamento provocada pela mesma, só agora, em 2022 é que a medida está a ser colocada em prática. Marco refere ainda que, esta medida foi colocada “por pressão dos comerciantes”. “No meu tempo na junta, havia abaixos assinados dos comerciantes junto à estação que pediam parquímetros. Quer na Venda Nova, quer na Igreja, quer na estação. São estas as três zonas onde vão ter parquímetros”, aponta o autarca.

O Presidente explica ainda que, normalmente as pessoas deixam nestes locais o carro o dia todo e vão trabalhar para o Porto, o que como consequência, prejudica o comércio local e os moradores.

Marco Martins garante ainda que, “Esta decisão não foi tomada a pensar na receita, porque estamos a falar de um valor pequeno, mas sim, no Ordenamento do Território. Queremos permitir a rotatividade”.

O edil afirma ainda que, para quem necessita de estacionar o carro durante o dia tem alternativas.

Para os moradores e comerciantes que necessitem fazer descargas, a Câmara desenvolveu um cartão, onde os residentes pagam 25 euros por ano com um carro e se tiver dois, paga 100 euros. Os comerciantes também têm um que os permite fazer cargas e descargas.

Para esta matéria foram realizados vários estudos e fez-se ouvir cada presidente de Junta das freguesias em causa. ■

Últimas Notícias

Entrevista a Pinto da Costa

19/04/2024

Entrevista a Nuno Lobo

19/04/2024

Entrevista a André Villas-Boas

19/04/2024

39ª EDIÇÃO DO FETAV COMEÇA A 6 DE ABRIL

2/04/2024

Universidade Sénior de Gondomar já é maior de idade

27/03/2024

CMOS COMEMORA PRIMEIRO ANO E BATE RECORDE NO TEMPO DE DESPACHO DE MEIOS

26/03/2024

EUROBOL TRAZ A GONDOMAR VÁRIAS EQUIPAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

26/03/2024

Walking Football um desporto que combate o isolamento

26/03/2024