
Considerada pelo município como “um evento de referência para o encontro de profissionais, empresas e quadros”, a XVII Ourindústria já tem data marcada para Gondomar. De 26 a 29 de março, o Pavilhão Multiusos recebe uma das maiores feiras de ourivesaria do país e o vereador das Feiras, Mercados e Eventos Promocionais da Câmara Municipal, José Fernando Moreira, conta ao Vivacidade as novidades para este ano.
“Aberto aos novos métodos e tecnologias, onde o design e o marketing assumem um papel crucial e sendo a feira que, a nível nacional, congrega o maior número de fabricantes”, a Ourindústria 2015 está quase a chegar ao concelho de Gondomar. A entrada para o público geral volta a ser mais limitada [apenas sábado à noite e o dia de domingo], devolvendo a exclusividade aos industriais da ourivesaria para a concretização de negócios no ramo [sexta-feira e sábado]. José Fernando Moreira revela os pormenores. “Vamos fazer uma inauguração semelhante à do ano passado pelas 19h, do dia 26 de março. No dia 27 a abertura do recinto será feita cerca das 9h e o Multiusos fecha às 20h, enquanto que no ano passado fechava às 23h. Nos dias 27 e 28 [até às 20h] a Ourindústria será exclusiva a industriais”, conta ao Vivacidade o vereador da Câmara Municipal. “No ano passado fizemos a abertura ao público no sábado mas chegamos à conclusão que isso não era muito benéfico para os profissionais conseguirem receber os industriais e comerciantes. Vamos, por isso, manter o desfile de moda para o público geral apenas à noite, às 21h30”, explica José Fernando Moreira.
Coração de Ouro volta a ser imagem da feira da ourivesaria
[caption id="attachment_1499" align="alignright" width="300"]
“No ano passado demonstramos uma imagem irreverente e uma mudança radical da Ourindústria. Este ano queremos demonstrar que esta feira é para profissionais da ourivesaria. A nossa imagem vai ser o Coração de Ouro novamente. Estamos com os ourives de Gondomar e vamos demonstrar isso”, refere ainda o vereador das Feiras, Mercados e Eventos Promocionais. “Considero que a Ourindústria poderá ser a maior feira de ourivesaria do país pelo envolvimento que o Município tem registado e pela crescente adesão ao evento”, acrescenta. O número de expositores que vão expor nesta feira da ourivesaria ainda não é certo mas o autarca arrisca que pelo menos os “80 do ano passado” estarão representados no certame. “No mínimo queremos manter o mesmo número. Esta feira tem tido uma grande colaboração do CINDOR, que vai estar representado na Ourindústria. O parque de ourivesaria também vai voltar a estar representado. Temos que divulgar e dinamizar aquele equipamento que deve ser colocado ao serviço dos industriais da ourivesaria em Gondomar”, afirma.
Segurança apertada na Ourindústria 2015
Com o aumento significativo de visitantes registado em 2014 [cerca de cinco mil, segundo a autarquia], a segurança da feira dedicada ao ouro será este ano reforçada. “A segurança tem que ser muito eficaz. Vamos reunir com a PSP e uma empresa de vigilância para articularmos a melhor estratégia para garantir a segurança da feira”, declara José Fernando Moreira. “No ano passado tivemos um aumento de no número de visitantes. Passamos de duas mil visitas para cinco mil, fruto de um esforço financeiro e de uma campanha publicitária nos jornais locais e nacionais e este ano temos uma base de dados de comerciantes e ourivesarias do Grande Porto que vão ser contactados e convidados a visitar a Ourindústria”, adiciona.
Pouca divulgação da Ourindústria, diz a oposição
[caption id="attachment_1502" align="alignleft" width="300"]
Aprovada em reunião pública de Câmara, realizada no dia 4 de fevereiro na Junta de Freguesia de Covelo, a Ourindústria “não foi atempadamente divulgada” lamentou na sessão pública a vereadora Maria João Marinho. “A ourivesaria é, de facto, uma marca distinta do nosso concelho, mas lamento que este evento não tenha sido atempadamente divulgado. Ainda para mais quando gastamos 80 mil euros na sua realização”, declarou. Joaquim Barbosa, da CDU, também mostrou algum descontentamento na falta de divulgação do evento. “Vamos gastar um dinheirão em publicidade em menos de dois meses, não sei se valerá a pena”, referiu. Da parte da autarquia, José Fernando Moreira admite que as futuras edições possam ter uma maior divulgação, se houver um aumento no orçamento dispensado para o evento. “Entendo que a feira ainda não tem dimensão suficiente para justificar uma divulgação com um ano de antecedência, apesar de ser esse o caminho a seguir. Em Gondomar, temos uma tradição ligada à ourivesaria que estava a ser esquecida. Num futuro muito próximo provavelmente vamos ter que dispor mais verbas para este evento. O orçamento atual é de 80 mil euros”, esclarece o vereador do Município de Gondomar. A XVII Ourindústria decorre no Multiusos de Gondomar de 26 a 29 de março.