Sara Santos Vozes da Assembleia Municipal

Os vencedores das eleições

As sondagens são instrumentos válidos de perceção do sentido de voto dos eleitores e são feitas ao longo dos anos, raramente falhando o sentido de voto de uma eleição. Porém, o que assistimos nestas eleições foi um constante vai e vem de sondagens numa base diária, o que veio a resultar numa distorção da realidade do que foi a real intenção de voto da população portuguesa.

Nesse sentido, e o facto de o sentido das sondagens darem como certo um empate técnico entre PS e PSD, fez com que o voto útil se materializasse numa maioria absoluta do PS que nenhuma agência de sondagens parecia prever.

É mais do que certo que as mesmas exerceram uma influência no sentido de voto, algo que nunca antes tinha sido visto na democracia em Portugal. O que falhou nesta análise de resultados? Em que falharam as previsões e as sondagens? Como certos comentadores políticos afirmaram, as próprias sondagens fizeram com que as mesmas falhassem.

Posto isto, o que é que muda em Portugal com estas eleições? A maioria absoluta do PS faz com que as linhas vermelhas impostas pelos partidos de esquerda ao longo dos últimos 6 anos não venham a ser respeitadas.

Não nos podemos esquecer que foram esses mesmos partidos que puseram na agenda nacional as medidas de apoio à população que alavancaram os resultados do PS. A oposição à esquerda nesta nova legislatura tem que ser forte. Não só para fiscalizar o poder renovado com esta maioria absoluta mas para pôr um travão aos recém eleitos deputados da extrema direita e da direita liberal. A luta continua e com ela a defesa dos direitos e a qualidade de vida de quem trabalha serão temas fortes no mandato que se antevê difícil. ■

Últimas Notícias

Entrevista a Pinto da Costa

19/04/2024

Entrevista a Nuno Lobo

19/04/2024

Entrevista a André Villas-Boas

19/04/2024

39ª EDIÇÃO DO FETAV COMEÇA A 6 DE ABRIL

2/04/2024

Universidade Sénior de Gondomar já é maior de idade

27/03/2024

CMOS COMEMORA PRIMEIRO ANO E BATE RECORDE NO TEMPO DE DESPACHO DE MEIOS

26/03/2024

EUROBOL TRAZ A GONDOMAR VÁRIAS EQUIPAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

26/03/2024

Walking Football um desporto que combate o isolamento

26/03/2024