Concelho de Gondomar Cultura

ORIGINCON DE REGRESSO A GONDOMAR

A OriginCon está de regresso ao Pavilhão Multiusos de Gondomar nos dias 6,7 e 8 de Dezembro, para aquele que promete ser um dos melhores festivais de cultura pop do país. O Jornal VivaCidade esteve à conversa com a diretora de marketing, Catarina Ribeiro.

Como é que correu a primeira edição da OriginCon? Porquê o regresso a Gondomar? 

A primeira edição superou todas as expetativas. Tivemos 2500 pessoas nos dois dias. O que para uma primeira edição de um festival é muito bom. A nível de artistas, convidados, superou as nossas expetativas. Sentimos muito apoio e muita recetividade por parte da comunidade e isso levou-nos a realizar a segunda edição.  

Optamos por mudar a data, para ser uma data mais ajustada ao público, para não termos tanta gente fora e não coincidir com tantos festivais de verão. Vai ser dia 6,7 e 8 de dezembro, no Multiusos de Gondomar, gostamos muito desse local e dos recursos dá para fazer muitas dinâmicas que é muito bom, bem como os funcionários que foram excecionais. 

O que as pessoas podem esperar desta segunda edição?

Mudamos a estrutura do festival, a nível de palcos, vamos ocupar a Nave e a Sala D’Ouro. 

Porquê essa alteração?

Para tornar o festival mais envolvente, temos mais ativações e artistas. 

Há alguma novidade?

Vamos ter o exército presente com um simulador, bem como uma área gaming, com experiências, com consolas, computadores, que vão ser anunciados em breve. Vamos ter mais de 30 pessoas em Artist’s Valley, que são mais que o ano passado. Em banda desenhada vamos anunciar tudo nas próximas semanas, cerca de 20 artistas em banda desenhada e literatura. 

Este ano teremos o Pokémon TCG, Pokémon GO, Shikuretto, entre outros. 
Ainda vai existir uma área de SOS cosplay, para quando acontecer alguma coisa à vestimenta terem uma área para o arranjarem, com materiais e pessoas especificas para ajudar. 
Iremos contar com a atuação dos batsumaster, que achamos que vai ser a revelação do festival. Um género de Taskmaster da cultura geek. 
São 6 pessoas que fazem desafios otaco, para a cultura pop asiática, anime, mangá. 

Vamos ter os Batsumaster, que achamos que vai ser a revelação do festival que vai ser o Taskmaster da cultura geek. 

Existirá uma área dedicada à parte japonesa, Himawari mura– vila do girassol, com uma parte destinada à arte de vestir kimono. A associação portuguesa de reiki, a associação portuguesa de Go, que é um jogo com 2500 anos de tradição, também vão marcar presença.  
Happy code que é uma escola de programação vai ter workshops de minecrafts, de painton e de criação de apps.
Contamos, ainda, com a presença do ator de renome do cinema e da televisão portuguesa, Dinarte de Freitas, que participou na série portuguesa Rabo de Peixe.

Teremos uma área dedicada à alimentação: Food court. 

O vosso festival é uma forma de complementar os outros do mesmo âmbito?

Somos mais uma oportunidade para todas as entidades se poderem projetar, divulgar e sobretudo partilhar o seu trabalho. Não queremos entrar em competitividade com ninguém. Queremos, apenas, com o nosso conceito partilhar os universos que existem da cultura pop, que o público venha ao nosso festival e que partilhe experiências entre si e com as entidades representadas. Este ano decidimos aumentar os dias, porque queremos três dias diversificados, com experiências diversificadas, para o público passar momentos únicos. Nenhum dos dias é igual ao outro. 

Familiaridade é um dos conceitos chave da Origincon?

Sim, por isso é que a nossa escolha continua a ser o Pavilhão Multiusos de Gondomar. Gostamos muito das pessoas do Multiusos, são espetaculares, o ambiente que se vive de companheirismo de partilha é um ambiente que temos dentro da organização. Isto começou entre três amigos.  A equipa cresceu, mas a ideia de familiaridade mantém-se. O conceito de fãs para fãs continua a manter-se e não precisamos de apregoar a essência está lá e as pessoas sentem. A nossa ambição de tornar isto um festival de referência continua, queremos continuar sempre a crescer. 

Os erros que aconteceram na primeira edição não vão acontecer na segunda. Fazemos todas as análises de modo a melhorarmos sempre. Havemos de estar sempre a errar, a melhorar, a crescer e continuar a dar a todos os parceiros a melhor experiência possível.

Ainda estão abertas as inscrições para o voluntariado neste evento?

As pessoas podem inscrever-se até à semana anterior ao festival, até 1 de dezembro. As ações serão apenas direcionadas para questão de organização em si. 

Onde podem adquirir e quanto custam os bilhetes?

Podem comprar os bilhetes na Meo Blue Ticket, Worten, Wook, online, temos os passes gerais para os três dias e os passes diários. Está em vigor uma campanha de Black Friday, até 2 de Dezembro, que na compra de 2 bilhetes fica pelo preço 1. Quem comprar um bilhete tem a oferta de um de criança até aos 5 anos.  

Quer deixar uma mensagem aos nossos leitores? 

A segunda edição da origincon vai ser única. E a Origincon é uma experiência única porque é feita pelas pessoas que lá estão para as pessoas que lá vão com tudo o que as pessoas têm. O que queremos é que se tenha a melhor experiência possível.  Nós fazemos aquilo que gostaríamos de ver num evento de cultura pop.  

Para mais informações pode consultar as redes sociais do evento: Instagram:Origincon 
Website: 
www.origincon.com

 

Últimas Notícias

Município de Gondomar presente na Feira Internacional de Turismo de Madrid

21/01/2025

Antigo edificio da junta de Jovim convertido em Centro de Convívio Sénior

17/01/2025

Fundação Júlio Resende inaugura exposição no sábado

16/01/2025

Prémios de Excelência Municipal serão entregues no sábado

15/01/2025

Gondomar ativa plano de contingência para os sem-abrigo devido ao frio

15/01/2025

Novo equipamento em Rio Tinto virá reforçar os serviços de saúde em Gondomar

14/01/2025

Pavilhão Desportivo de Medas está a ser requalificado

13/01/2025

Marco Martins suspende mandato na Câmara Municipal de Gondomar

11/01/2025