Informação Política

Oposição apresentou sugestões para o Orçamento Municipal 2019

Ainda não é conhecido o Orçamento Municipal para 2019, documento orientador do Município para o próximo ano orçamental, mas a oposição já deu a conhecer as suas propostas.

A Câmara Municipal de Gondomar deve dar a conhecer o Orçamento Municipal (OM) para 2019 na última semana deste mês, prazo que se encontra dentro da legalidade. No entanto, a CDU Gondomar já tornou públicas as propostas que apresentou ao PS para o OM.

"Para o ano de 2019, os eleitos da CDU apresentam sugestões e contributos em áreas de intervenção do município, das quais destacamos: a diminuição e reposição das taxas de IMI nos valores de 2017, um processo de reversão da concessão de serviços públicos essenciais para o desenvolvimento do concelho (Águas e Saneamento, Recolha do Lixo, Cantinas Escolares), uma gestão que acabe com gastos exorbitantes em publicidade e uma redução em 25% no recurso a empresas de prestação de serviços, uma política ambiental de valorização dos recursos hídricos que passe pelo diagnóstico e fiscalização das ETAR´s e redes de saneamento e a conclusão da rede de saneamento no concelho, uma política de fixação da população no alto concelho que crie uma nova zona industrial no nó da A41/A43, um percurso pedonal/ciclovia do Caminho da Linha (antiga linha férrea de Midões) e a transformação da antiga Central de Captação de Água num Museu da Água, a criação do Museu da Ourivesaria, a imediata suspensão do processo de aumento das rendas e a elaboração de um regulamento municipal de gestão do parque habitacional e de um programa de gestão da habitação pública, a "salvação" do cavalete do poço de S. Vicente, a exigência junto do Governo da prioridade à ligação do metro do centro de Gondomar ao Porto retomando o projeto inicial", afirmou Daniel Vieira, vereador da CDU.

Por sua vez, Rafael Amorim, vereador da coligação PSD/CDS-PP na Câmara de Gondomar, considera que os gondomarenses devem questionar o executivo do Partido Socialista sobre o rumo que o Município pretende seguir no próximo ano.

"Será que este ano vai existir um apoio concreto para catapultar o desenvolvimento económico e as nossas empresas? Será que a Educação vai ser, finalmente, uma prioridade? Será que as nossas famílias vão ter algum alívio ao nível dos preços, impostos e taxas autárquicas? É preciso um orçamento consciente, pois 2018 foi um ano perdido para as empresas e famílias de Gondomar", afirma o autarca.

Gondomar integra roteiro do Orçamento do Estado 2019

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, vai apresentar o Orçamento do Estado para 2019 aos gondomarenses, no dia 26 de outubro, pelas 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Gondomar.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025