Informação Sociedade

"Olhares, Reflexões e Paixões de um Geógrafo" é o novo livro de Rio Fernandes

[caption id="attachment_16688" align="alignleft" width="300"]Livro Rio Fernandes - fevereiro 2019 Rio Fernandes tem um novo capítulo na sua bibliografia / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

Editado em dezembro de 2018, "Olhares, Reflexões e Paixões de um Geógrafo" é o mais recente título da bibliografia de José Alberto Rio Fernandes. Ao Vivacidade, o geógrafo, natural de Gondomar, caracteriza a obra como "resultado da observação e tentativa de entender os espaços, lugares e coisas".

Cem textos da autoria de Rio Fernandes, a par de 100 textos de convidados resultaram na edição do livro "Olhares, Reflexões e Paixões de um Geógrafo". A publicação surge na sequência de uma compilação de crónicas do geógrafo e professor da Faculdade de Letras do Porto, que mantém uma colaboração semanal com o Jornal de Notícias, todas as quartas-feiras, onde escreve sobre geografia, territórios, conceitos geográficos e autores de referências.

"Neste livro procurei retirar as crónicas políticas. A ideia que tive foi de convidar 100 pessoas a comentar estes meus 100 textos. Desafiei amigos, pessoas que respeito muito e também alguns familiares. Paralelamente a isso, há depois imagens que completam os textos. São fotografias minhas, sendo que eu sou apenas um amador com gosto por reter na imagem vários aspetos que me chamam a atenção. Contudo, todas as fotografias estão a preto e branco porque não são o elemento central. O que importa verdadeiramente são os textos e o pensamento que expressam", descreve o autor, natural de Gondomar.

O título, explica, "resulta da observação, da reflexão e da tentativa de entender os espaços, lugares e as coisas".

Aos 60 anos, Rio Fernandes confessa ter uma melhor capacidade de observação e um elemento sempre presente em todas as suas crónicas: o Porto. "É a minha cidade, logo, tudo o que observo é comparável ao lugar que melhor conheço, o Porto", acrescenta.

A obra foi lançada no salão nobre da Reitoria da Universidade do Porto e teve, em Gondomar, uma segunda sessão de apresentação ao público, no Clube Gondomarense [ver caixa].

Atento ao desenvolvimento do concelho onde nasceu, Rio Fernandes mostra-se satisfeito com as opções do Município nos últimos anos, mas não deixa de alertar para a necessidade de repensar o espaço público, nomeadamente em Gondomar (São Cosme), a par da "necessária recuperação e revitalização do património mineiro de São Pedro da Cova".

Ao nosso jornal, o geógrafo admitiu ainda que já está a trabalhar na próxima publicação, que será uma réplica do livro "O Porto e a Airbnb", desta vez centrado em Lisboa.

Livro foi apresentado no Clube Gondomarense O novo livro de Rio Fernandes foi apresentado no dia 8 de fevereiro, no Clube Gondomarense. A sessão foi moderada por Mário Marques e contou com a presença de Marco Martins, presidente do Município de Gondomar, que assina também um dos 200 textos desta obra.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025