Concelho de Gondomar Cultura Informação Rio Tinto

Obras de Souto Moura em exposição no Centro Cultural de Rio Tinto

[caption id="attachment_6593" align="alignleft" width="300"]Exposição Souto Moura em Rio Tinto - março 2016 A exposição está patente no Centro Cultural de Rio Tinto / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

Foi inaugurada a 12 de março a mostra “Souto Moura em exposição”, que reúne maquetes, esquissos e fotografias de pormenor dos projetos do premiado arquiteto português, no Centro Cultural de Rio Tinto.

Diversas obras de Eduardo Souto Moura, arquiteto português distinguido com o prémio Pritzker, em 2011, estão em exposição no Centro Cultural de Rio Tinto – Amália Rodrigues.

A mostra, montada especificamente para o espaço riotintense, reúne maquetes, esquissos e fotografias de pormenor de vários projetos (casas em Alcanena, Miramar, Baião, Tavira, Burgo, Moledo e Douro, Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro, Pousada em Santa Maria do Bouro, hotel el Salzburgo e Casa do Cinema Manoel Oliveira) de Souto Moura, a par de peças de mobiliário, iluminação e ourivesaria que pertencem às coleções privadas de Francisco Braga da Cruz, Osvaldo Matos e Serafim Pereira Simões.

Eduardo Souto Moura, formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, é um dos expoentes máximos da chamada Escola do Porto, tendo desenvolvido projetos notáveis como, por exemplo, o Pavilhão de Portugal para a Expo’98 (em co-autoria com Siza Vieira) o Estádio Municipal de Braga. Em 2011 foi-lhe atribuído o Prémio Pritzker, um prémio internacional muitas vezes chamado de “o Nobel de arquitetura”.

A exposição, resultado de uma parceria entre a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Rio Tinto (ADIRT) e a Câmara Municipal de Gondomar, estará patente no Centro Cultural de Rio Tinto até ao próximo dia 7 de maio.

“Não é normal fazer exposições em locais com dificuldades económicas”

Parco em palavras, Eduardo Souto Moura usou da palavra para agradecer à organização e ao público que lotou o Centro Cultural de Rio Tinto na inauguração da exposição do arquiteto. “Para mim é um dia feliz. Não é normal fazer exposições em locais com dificuldades económicas, mas esta oportunidade deixa-me realizado”, disse o autor das obras expostas.

Já Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, assinalou a presença “de uma figura mundial da arquitetura” no concelho e aproveitou a ocasião para destacar a reabertura do espaço riotintense à comunidade. “Este equipamento estava fechado em outubro de 2013. Hoje funciona aqui a Universidade Sénior de Rio Tinto, o Condomínio das Artes e um Espaço do Cidadão. Podemos dizer que valeu a pena reabrir este equipamento que ainda precisa de muitas obras”, disse o autarca.

Maria José Guimarães, presidente da direção da ADIRT, recordou a “conversa informal” que deu origem à exposição. “Tudo isto partiu de uma conversa informal entre o arquiteto e um membro da direção da ADIRT que convidou o arquiteto a expor os seus trabalhos em Rio Tinto. Esperamos que esta mostra permita que o Centro Cultural possa crescer”, concluiu a dirigente.

Guilherme Pinto, na qualidade de presidente da Casa da Arquitectura, e Conceição Loureiro, em representação da Junta de Rio Tinto, também marcaram presença na inauguração da exposição.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025