A União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova candidatou o Museu Mineiro de São Pedro da Cova aos Prémios APOM (Associação Portuguesa de Museologia) 2023. As candidaturas foram nas categorias Projetos e Conteúdos Digitais e Trabalho de Museografia.
Após a remodelação da exposição permanente, realizada em parceira entre as Juntas de Freguesias, Câmara Municipal de Gondomar e a equipa do Museu Mineiro, que pensaram em como poderiam criar uma experiência sensorial e emotiva para os seus visitantes, com o objetivo de potencializar, através da visão e da audição, a imaginação e a reflexão acerca do passado mineiro.
A 26 de Maio, no Museu do Ar, estiveram presentes na Cerimónia de Entrega dos Prémios e foi entregue o Prémio para os Conteúdos Digitais e Menção Honrosa para Trabalho de Museografia.
Ambas candidaturas, que saíram da cerimónia premiadas, tiveram como base a resposta dada à necessidade de aproximar o Museu Mineiro ao público mais jovem, e ao mesmo tempo, permitir melhorar a comunicação entre o Museu e o seu público e oferecendo experiências significativas, sensoriais e cognitivas, numa conjugação entre o espaço físico e o ambiente digital.
"Temos agora uma responsabilidade acrescida, certos de que o futuro nos trará novos desafios que serão trabalhados com rigor e respeito pela comunidade minera de São Pedro da Cova! Queremos manter viva a identidade mineiro desta terra e das gentes que nela vivem", mencionou a União de Freguesias.