Foi inaugurado no dia 24 de maio, um novo espaço cidadão que fica situado na Junta de Freguesia de Medas- Rua Luis de Camões. O intuito deste novo local é aproximar a população dos serviços administrativos. O Espaço Cidadão encontra-se aberto ao público de 2a a 6a feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.

Neste novo espaço é possível realizar os seguintes serviços: Autoridade para as condições de trabalho; Agência para a energia; Direção-Geral de proteção Social aos Funcionários e agentes da Administração Pública; Agência para a modernização administrativa; Autoridade Tributária e Aduaneira; Caixa Geral de Aposentações; Direção-Geral das Atividades Económicas; Direção-Geral da Administração da Justiça; Instituto do Emprego e Formação Profissional; Instituto de Mobilidade Terrestre; instituto de Segurança Social; Serviços partilhados do Ministério da Saúde; Serviços de Estrangeiros e Fronteiras.
Segundo o Presidente da União de Freguesias de Melres e Medas, José Paiva, “Até ao momento, o feedback das pessoas tem sido muito positivo e elas estão a aderir. A ideia era criar aqui um novo espaço cidadão, para aproximar a administração às pessoas. Quem usufrui deste tipo de serviços são pessoas com maior dificuldade na mobilidade, pela idade ou falta de transporte próprio. Este espaço aqui em Medas era o ideal pela sua centralidade”.
O edil explica que “Qualquer jovem ou qualquer pessoa que saiba lidar com as tecnologias, consegue, através da internet, resolver a maior parte destes serviços. Isto é para as pessoas que não o saibam fazer. O principal objetivo é suprimir as dificuldades de quem nãoo consegue fazer. Tivemos, agora, com os Censos muita gente que procurou a nossa ajuda no preenchimento dos Censos, quer aqui, quer em Melres.” Quanto à Junta de Melres, o Presidente revela que “Já foi pensado para a Junta de Melres, há dois anos um espaço cidadão. O problema do edifício de Melres é a acessibilidade e isso foi o que nos levou a não avançar. Estamos a ver uma solução para esse problema. Teria de criar um elevador e num edifício histórico daqueles não seria muito prático. No entanto, a estrutura do edifício de Medas, já ajudou muito, porque a acessibilidade é muito mais fácil”.
O responsável pediu ainda para as pessoas ligarem para a Junta (224760676) a solicitar uma marcação, para evitar situações de aglomeramento. ■